s

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Orçamento Participativo - Participe da votação on-line



         Com o Orçamento Participativo, a população formula propostas e define as prioridades de ação do governo! 

A VOTAÇÃO NO PARTICIPA MA - PLATAFORMA DIGITAL DE PARTICIPAÇÃO POPULAR

          O Participa MA [www.participa.ma.gov.br] é a Plataforma Digital de Participação Popular do Maranhão, que é a principal ferramenta de diálogo entre governo e sociedade maranhense em base digital. O Participa MA será um local para debates, consultas públicas, votações, além da disponibilização de notícias, imagens e vídeos. Como primeira ação, o Participa MA fará a votação das propostas do OP, no período de 27 de julho a 07 de agosto. 

           Quem poderá participar da votação? 

          Todos os cidadãos e cidadãs maranhenses a partir de 16 anos poderão votar. Por que ter pontos de votação nos municípios? Os pontos de votação nos municípios foram pensados para garantir a participação massiva dos cidadãos na votação, já que a maioria da população maranhense acessa a internet de forma precária. Por isso a importância das escolas, centros digitais, laboratórios de informática e sindicados distribuídos em todo o estado  para receberem os cidadãos para o voto.

A URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS AVISA QUE DISPONIBILIZA UM COMPUTADOR COM INTERNET EM SUA SEDE PARA A VOTAÇÃO, CASO ALGUM INTERESSADO DESEJE PARTICIPAR  

quinta-feira, 23 de julho de 2015

NOTA DE UTILIDADE- PÓS GRADUAÇÃO GRATUITA E DE QUALIDADE



      O Instituto Federal do Piauí , através da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, divulga o edital dos cursos do seu Programa de Pós-Graduação Lato Sensu para o ano 2015, na modalidade INSTITUCIONAL. Serão oferecidas gratuitamente 80 vagas, sendo 40 para especialização em Agronegócio e 40 para Especialização em Matemática do Ensino Médio, ambas no campus Uruçuí.


        As inscrições deverão ser realizadas presencialmente, no período de 21 de julho a 14 de agosto, no Campus Uruçuí, localizado na Rodovia PI 247, Km – 07, Portal dos Cerrados, Uruçuí - PI, CEP 64860-000, na sala de Coordenação de Pesquisa e Inovação, nos horários de 8h às 11h30 e de 14h às 17h30.

A previsão é que as aulas sejam iniciadas ainda no mês de agosto.

Mais informações em: Pós

quarta-feira, 15 de julho de 2015

PESQUISA "META AVALIAÇÃO"

          A Pesquisa "Mate Avaliação" constitui-se de uma ação desenvolvida pela supervisão de Avaliação Educacional- SUAVE em parceria com as instituições de ensino do Sistema Estadual, seus profissionais e estudantes, para avaliar a operacionalização da Sistemática de Avaliação da Educação Básica- Guia do professor, documento vigente.
          Nesse sentido a SUAVE estará organizando a aplicação da pesquisa "Meta
avaliação II" prevista para o período de 30 de junho a 28 de agosto do corrente ano envolvendo a comunidade de todas as escolas do Sistema Estadual de Ensino e os Técnicos da SEDUC.
          Para tanto, solicitamos que Gestores, Professores, Supervisores e Técnicos da SEDUC possam participar acessando o link: Pesquisa "Meta Avaliação" 

Regime de colaboração

             A Gestora Regional Luciana Leocadio e equipe estiveram no último dia 09 de julho no município de Pastos Bons para uma reunião com a Secretária Municipal de Educação para tratarem do regime de parceria Estado e Município para uma melhor qualidade da educação do município, consequentemente da Regional. Também foi feita uma reunião com os gestores das escolas Dr José Neiva e João Castelo.                            



CURSO DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DA UFMA TEM SUA PRIMEIRA AULA PRESENCIAL


   O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica desenvolve-se no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública, vinculado à Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação – SEB/MEC. Destina-se à formação continuada e pós-graduada de profissionais que atuam em equipes de gestão pedagógica em escolas públicas.

    A iniciativa do curso explicita o entendimento da SEB sobre a importância da formação continuada de Coordenadores Pedagógicos para o fortalecimento da educação inclusiva e da gestão democrática na educação pública brasileira.
    Nesse sentido, esta formação proporciona o estudo de temas como Política Educacional, Gestão Democrática, Cultura e Currículo, Processos de Ensino-aprendizagem, Processos Comunicacionais, Planejamento e Avaliação, tendo como eixo da intervenção do Coordenador Pedagógico, enquanto integrante da equipe gestora da escola, a Organização do Trabalho Pedagógico.
   O curso busca promover a integração dos conhecimentos, a partir do delineamento de
princípios norteadores, sobre os processos de gestão e a organização do trabalho educativo, por meio de discussões e reflexões sobre a prática pedagógica à luz de um referencial teórico-metodológico fundamentado na perspectiva críticotransformadora. 

Público-alvo

   O curso destina-se aos Coordenadores Pedagógicos e/ou profissionais que exercem função equivalente e integram a equipe gestora da escola de educação básica.

Objetivo Geral

• Formar, em nível de pós-graduação lato sensu, coordenadores pedagógicos que atuam em instituições públicas de educação básica, visando à ampliação de suas capacidades de análise e resolução de problemas, elaboração e desenvolvimento de projetos e atividades no âmbito da organização do trabalho pedagógico e do processo de ensino-aprendizagem.

    O Pólo de São João dos Patos é o polo 10 e é composto por 40 cursistas. Nesse dia 11/07/2015, todos os cursistas estiveram presentes na Sala de Ensino a Distância da UAB, localizada no Colégio Valmar. No encontro estiveram presentes o Professor da Disciplina, Eduardo, a tutora presencial Rita de Cássia e os 40 cursistas.


segunda-feira, 13 de julho de 2015

UEMA DIVULGA EDITAL PAES

       A Universidade Estadual do Maranhão divulgou nesta segunda ,13, o edital do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES 2016). Neste ano, o vestibular da UEMA passou por modificações quanto ao formato das provas e modo de aplicação. Ao invés de terem duas etapas com diferença de um mês de uma para outra, o PAES será realizado em dois dias consecutivos. Serão ofertadas 3.829 vagas distribuídas em 21 Campi da Instituição em todo o Estado.

       O período de inscrição do PAES inicia dia 20 de Julho e será encerrado dia 14 de Agosto. Os interessados deverão se inscrever através do site: www.vestibular.uema.br.O valor da inscrição é de R$ 75,00 (setenta e cinco reais).

        Os candidatos aos Cursos de Formação de Oficiais (Corpo de Bombeiro Militar e Polícia Militar) deverão comparecer nos locais indicados no edital para entregar o requerimento de inscrição, no período de 20 de julho a 14 de agosto, com as devidas cópias de documentos autenticadas em cartório. Para esses dois cursos, não serão aceitas inscrições por procuração.

        Candidatos que foram contemplados com a isenção da taxa do vestibular precisam fazer a inscrição normalmente

         As provas serão realizadas nos dias 08 (domingo) e 09 de Novembro (segunda-feira), no horário das 13h às 18h, nos campi da UEMA em São Luís, Caxias, Imperatriz, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Açailândia, Pedreiras, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Zé Doca, Itapecuru-Mirim, Colinas, Pinheiro, Presidente Dutra, São João dos Patos, Coelho Neto, Barra do Corda, Codó e Coroatá.

        No primeiro dia, as provas terão 60 questões de múltipla escolha, sendo 20 de Linguagem, Códigos e suas tecnologias, 20 de Ciências Humanas e suas tecnologias e 20 de Matemática e Ciências da Natureza e suas tecnologias. No segundo dia, serão aplicadas as provas analítico-discursivas de dois componentes curriculares específicos por curso, com 12 questões, sendo 6 para cada componente, além da produção textual.

        O resultado do vestibular da UEMA será divulgado na primeira quinzena de janeiro de 2016.

Acesse o edital completo Edital

Por: Walline Alves/UEMA

Foto: arquivo

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Resultado preliminar por escola da edição 2014 já está disponível


      O resultado preliminar, por escola, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 está disponível a partir desta quinta-feira, 9. Têm acesso aos dados exclusivamente os gestores escolares, em sistema específico, em destaque no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A divulgação dos resultados finais está prevista para o dia 27 próximo.


       De acordo com a Portaria do Inep nº 267, de 19 de junho de 2015, em caso de discordância em relação aos resultados, os dirigentes das unidades podem apresentar recurso no prazo de até dez dias, a contar da divulgação preliminar. Os resultados finais do Enem por escola serão divulgados após a análise dos recursos.

          Os resultados foram calculados para as escolas que tiveram pelo menos dez alunos participantes do Enem de 2014 e cuja taxa de participação dos estudantes chegou a pelo menos 50%. Foram considerados os alunos matriculados na 3ª série do ensino médio regular — excluídos os do ensino médio não seriado (que não adota a divisão por série) —, declarados pela unidade de ensino no Censo Escolar da Educação Básica do ano passado. Dentre estes, foram considerados participantes os alunos que realizaram as quatro provas objetivas e a prova de redação, com notas que não tenham sido zero em todas as provas objetivas. 

           Os resultados do Enem auxiliam alunos, pais, professores, dirigentes de instituições e gestores educacionais na melhoria da qualidade da educação, bem como na reflexão sobre o aprendizado no ensino médio.

          O resultado preliminar, por escola, do Enem de 2014 pode ser conferido na página do exame na internet. É necessário informar o número do CPF do responsável pelo preenchimento do Censo Escolar na instituição em 2014 e o código da escola.

           A Portaria nº 267/2015, do Inep, com os procedimentos e critérios para a divulgação do resultado do Enem por escola de 2014, foi publicada no Diário Oficial da União de 22 de junho último.

Assessoria de Comunicação Social

Primeiro curso de especialização em Coordenação Pedagógica vai beneficiar 400 educadores

         Aprofundar conhecimentos sobre coordenação pedagógica e gestão escolar, valorizar os profissionais da educação e contribuir para os avanços dos indicadores educacionais no estado. Estes são os objetivos do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, realizado pelo Ministério da Educação, por meio do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação II, em parceria a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME.

           Estão sendo beneficiados 400 educadores das redes de ensino estadual e municipais, que atuam na supervisão escolar. As vagas foram disponibilizadas em regime de colaboração entre a Seduc e as SEMEDs. O curso será semi presencial, terá 16 meses de duração e contempla o Eixo Formação Continuada de Profissionais da Educação, do Programa Escola Digna. Já houve cursos de Especialização em Gestão escolar, mas, este é o primeiro em Especialização Pedagógica que os supervisores e professores que atuam na coordenação pedagógica rede pública de ensino têm a oportunidade de fazer, no Maranhão.

          Para a Professora Ilma Fátima, o curso é mais um passo que Seduc dá, nesta gestão, no sentido de valorizar os educadores e a educação do estado. “O que o Governo do Maranhão quer, o que a Seduc quer é a valorização dos educadores do nosso estado. A especialização, o mestrado, o doutorado contribuem para essa valorização, porque há uma maior possibilidade de progressão na carreira destes profissionais e consequentemente, isso influencia no resultado na sala de aula, na educação das crianças, jovens, adultos e idosos deste estado”, destacou.

            A Aula Inaugural realizada nesta terça-feira (7), no auditório da Universidade Virtual do Maranhão – Univima, contou com as presenças da Secretária Adjunta de Ensino, Ilma Fátima de Jesus, representando a Seduc; a Professora Francisca Lima Oliveira, Supervisora de apoio e representante da Seduc; da Professora Teresa Cristina do Departamento de Pós-Graduação da UFMA; da Professora Lindalva Maia Maciel, chefe do Departamento de Educação II da UFMA; da Professora Lélia Cristina Moraes, Coordenadora do Curso; do Professor Carlos José de Melo Moreira, vice coordenador do curso; e do Professor Geraldo Castro Sobrinho, Secretário Municipal de Educação de São Luís e Presidente da Undime. 

           Na oportunidade foi realizada ainda uma Videoconferência proferida pela Professora Ednólia Gondin, do Departamento de Educação II da UFMA, com a temática “Tema da videoconferência: O(a) Coordenador(a) Pedagógico(a) e a sua atuação na Educação Básica: desafios atuais”. A Videoconferência foi acompanhada por educadores em 09 Unidades Regionais de Educação.

Fonte: SECOM-SEDUC



quarta-feira, 8 de julho de 2015

Profletras divulga edital para exame nacional de acesso

       Professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental, em escola da rede pública de ensino do Brasil, terão de13 de julho a 10 de agosto de 2015, para se inscreverem no Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras), programa de pós-graduação em formato semipresencial, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

    O programa tem o objetivo de capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no País.

      De acordo com o edital da seleção, coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o exame nacional de acesso será realizado no dia 30 de agosto de 2015 e oferecerá 828 vagas, distribuídas de acordo com o disposto no edital.


Inscrições

    As inscrições serão feitas, exclusivamente, na página do Núcleo Permanente de concursos (Comperve) da UFRN, a partir das 8h do dia 13 de julho de 2015 até as 23h59 do dia 10 de agosto de 2015. A taxa de inscrição é de R$ 70. O resultado final será divulgado a partir do dia 22 de outubro de 2015.

Acesse o edital completo.

UAB

      Criada em 2005, o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. Hoje, o Sistema é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Capes.


       Pelo sistema UAB são ofertados os seis mestrados no formato semipresencial do país: o Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), criado em 2010; o Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) e o Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF (ProFis), lançados em 2013; e os Programas de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Artes (ProfArtes), Administração Pública (ProfiAP) e Ensino de História (ProfHistória).

(CCS/Capes)

terça-feira, 7 de julho de 2015

NOTA DE PESAR

     A URE DE SÃO JOÃO SENTE-SE CONSTERNADA COM O FALECIMENTO DO SERVIDOR PÚBLICO DJALMA DE SOUSA, DE BURITI BRAVO.

          DJALMA DE SOUSA, NASCIDO EM 15/12/1962, PROFESSOR DA REDE MUNICIPAL E ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE BURITI BRAVO, GRADUADO EM GEOGRAFIA PELA UEMA, FOI DIRETOR DO CE CARVALHO GUIMARÃES E DO COLÉGIO PRESIDENTE KENNEDY, PAI DE 4 FILHOS, NA VIDA PÚBLICA EXERCEU O CARGO DE VEREADOR POR DOIS MANDATOS, SENDO NO ÚLTIMO O PRESIDENTE DA CÂMARA. DJALMA DEIXOU UM GRANDE LEGADO PARA A EDUCAÇÃO DE BURITI BRAVO. FALECEU EM TERESINA POR VOLTA DE 2h DA MANHÃ VÍTIMA DE UM CÂNCER. 


     QUE A VIDA ETERNA LHE TRAGA CONFORTO E PAZ,  E QUE DEUS POSSA CONSOLAR A FAMÍLIA. SIGA EM PAZ DJALMA.

            SÃO OS VOTOS DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS.

CURSO DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA TERÁ ENCONTRO HOJE

    SENHORES(AS) GESTORES (AS), GOSTARÍAMOS QUE REPASSASSEM A INFORMAÇÃO AOS CURSISTAS DE SEUS RESPECTIVOS MUNICÍPIOS SOBRE O ENCONTRO DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DO PÓLO 10- SÃO JOÃO DOS PATOS.
          AMANHÃ: 07/07/2015, HAVERÁ A AULA INAUGURAL DO CURSO ATRAVÉS DE UMA VÍDEO CONFERÊNCIA NO CE EDISON LOBÃO DE 15:00h ÀS 17:00h.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Visitas às escolas

         Seguindo a rota de visitas às escolas e municípios, no dia 26 de junho foi a vez de São João dos Patos na escola Edson Lobão receber a equipe da URE para realizar uma reunião com pais, alunos, professores, funcionários e comunidade escolar para um momento informativo e de diálogo. A Gestora Regional, na oportunidade, abordou temas como: a melhoria da qualidade da educação, os desafios de nossa URE, ENEM e a importância da participação da família no processo educativo.


Escolas de Buriti Bravo teem nova gestão

 
            As escolas da rede estadual de Buriti Bravo realizaram no dia 18 de junho as solenidades de posse de seus novos gestores. Na escola Leda Tajra assumiram os gestores Henrique Paulo e Gláucia Melo e na escola Senador Carvalho Guimarães assumiram as gestoras Raimunda Luiza e Mércia Araújo. As solenidades contaram com a participação da equipe da URE, representada pelos técnicos Renato Darcio Noleto Silva, Maria Raimunda e Maria Edith Araújo De Sousa Araújo. Na ocasião foram expostas as propostas de trabalho e os agradecimentos aos serviços prestados pelos ex-gestores.


ENCONTRO EM BURITI BRAVO


        Neste 05 de julho, a Gestora da Unidade Regional de Educação de São João dos Patos, professora Luciana Leocadio, a pedido da Secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres, esteve na inauguração da Indústria do Conhecimento do SESI.
            Foi um momento importante para a cidade de Buriti Bravo, pois as Unidades SESI Indústria do Conhecimento são centros multimeios, contendo biblioteca, DVDteca, CDteca, gibiteca e Internet, onde os usuários terão a oportunidade de acesso à informação e à apropriação do conhecimento.
            Na oportunidade, a Gestora Luciana Leocádio pôde conversar com a superintendente do SESI, Roseli Ramos, onde compartilharam da beleza de ser professor e de conceder não só à criança, mas a pessoas das mais diferentes idades a oportunidade de acesso ao conhecimento.
            Estiveram, com a Gestora, parte da equipe da URE assim como companheiros de Buriti Bravo.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

    SENHORES(AS) GESTORES (AS), GOSTARÍAMOS QUE REPASSASSEM A INFORMAÇÃO AOS CURSISTAS DE SEUS RESPECTIVOS MUNICÍPIOS SOBRE O ENCONTRO DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DO PÓLO 10- SÃO JOÃO DOS PATOS.
          AMANHÃ: 07/07/2015, HAVERÁ A AULA INAUGURAL DO CURSO ATRAVÉS DE UMA VÍDEO CONFERÊNCIA NO CE EDISON LOBÃO DE 15:00h ÀS 17:00h.