s

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

FUNDO ELAS LANÇA XX CONCURSO COM INOVAÇÃO

O Concurso “Gestão Escolar para Equidade: Elas nas Exatas”, em parceria com o Instituto Unibanco e a Fundação Carlos Chagas, recebe propostas até 3 de novembro de 2015

     O Fundo ELAS inova e lança seu XX Concurso de Projetos em uma parceria inédita com o Instituto Unibanco e a Fundação Carlos Chagas. O Concurso “Elas nas Exatas” tem o objetivo de contribuir para a redução do impacto das desigualdades de gênero nas escolhas profissionais e no acesso à educação superior das estudantes.

    É o primeiro concurso voltado para alunas de Ensino Médio, que apoiará iniciativas desenvolvidas em escolas de todo o país. Com ele, o Fundo ELAS expande sua atuação para um espaço estratégico na promoção da equidade e da transformação: o ambiente escolar.

     “Estamos muito felizes de poder investir na área de educação, porque sabemos que, ao contrário do que tem sido divulgado, as mulheres ainda sofrem as consequências da discriminação de gênero e das desigualdades no espaço escolar. Sabemos também que a educação é uma área fundamental para promover o fim do machismo e das desigualdades impostas às mulheres. Não existe isso de profissão ou carreira só de homem ou só de mulher”, diz a K.K. Verdade, coordenadora executiva do Fundo ELAS.

      Além de atingir um novo público alvo, com o XX Concurso o Fundo ELAS inova também na temática e na parceria. Pela primeira vez o fundo lança um concurso com foco em educação e ciências exatas e tecnologias. Também é inédita a parceria com o Programa de Gestão Escolar para Equidade do Instituto Unibanco e a oportunidade de contar com a expertise em pesquisa e avaliação da Fundação Carlos Chagas.

     Inovando ainda na metodologia, o Fundo ELAS realizou o I Diálogo Nacional Elas nas Exatas reunindo especialistas no tema antes da seleção dos projetos a serem apoiados. O Diálogo Nacional trouxe subsídios para debater e enfrentar as desigualdades de gênero no ambiente escolar, e as contribuições dos pesquisadores, professores e diretores de escolas públicas, estudantes, feministas, coletivos de tecnologia e gênero, representantes da Google e da L’Óreal, do MEC e da Secretaria de Políticas para as Mulheres presentes foram incorporadas ao edital do XX concurso.

     “Em diálogo com alunas de ensino médio, descobrimos que não há estímulo para as meninas se envolverem com matemática ou projetos de tecnologia, ao contrário, as meninas sao desestimuladas aos estudos nas áreas de ciencias exatas. É esse cenário que queremos transformar. Essa iniciativa só se tornou realidade a partir da visão e do apoio do Instituto Unibanco, que viabilizou a parceria entre o ELAS, a FCC e o Instituto Unibanco”, conclui K.K.Verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário