s

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Primeiro curso de especialização em Coordenação Pedagógica vai beneficiar 400 educadores

         Aprofundar conhecimentos sobre coordenação pedagógica e gestão escolar, valorizar os profissionais da educação e contribuir para os avanços dos indicadores educacionais no estado. Estes são os objetivos do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, realizado pelo Ministério da Educação, por meio do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação II, em parceria a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME.

           Estão sendo beneficiados 400 educadores das redes de ensino estadual e municipais, que atuam na supervisão escolar. As vagas foram disponibilizadas em regime de colaboração entre a Seduc e as SEMEDs. O curso será semi presencial, terá 16 meses de duração e contempla o Eixo Formação Continuada de Profissionais da Educação, do Programa Escola Digna. Já houve cursos de Especialização em Gestão escolar, mas, este é o primeiro em Especialização Pedagógica que os supervisores e professores que atuam na coordenação pedagógica rede pública de ensino têm a oportunidade de fazer, no Maranhão.

          Para a Professora Ilma Fátima, o curso é mais um passo que Seduc dá, nesta gestão, no sentido de valorizar os educadores e a educação do estado. “O que o Governo do Maranhão quer, o que a Seduc quer é a valorização dos educadores do nosso estado. A especialização, o mestrado, o doutorado contribuem para essa valorização, porque há uma maior possibilidade de progressão na carreira destes profissionais e consequentemente, isso influencia no resultado na sala de aula, na educação das crianças, jovens, adultos e idosos deste estado”, destacou.

            A Aula Inaugural realizada nesta terça-feira (7), no auditório da Universidade Virtual do Maranhão – Univima, contou com as presenças da Secretária Adjunta de Ensino, Ilma Fátima de Jesus, representando a Seduc; a Professora Francisca Lima Oliveira, Supervisora de apoio e representante da Seduc; da Professora Teresa Cristina do Departamento de Pós-Graduação da UFMA; da Professora Lindalva Maia Maciel, chefe do Departamento de Educação II da UFMA; da Professora Lélia Cristina Moraes, Coordenadora do Curso; do Professor Carlos José de Melo Moreira, vice coordenador do curso; e do Professor Geraldo Castro Sobrinho, Secretário Municipal de Educação de São Luís e Presidente da Undime. 

           Na oportunidade foi realizada ainda uma Videoconferência proferida pela Professora Ednólia Gondin, do Departamento de Educação II da UFMA, com a temática “Tema da videoconferência: O(a) Coordenador(a) Pedagógico(a) e a sua atuação na Educação Básica: desafios atuais”. A Videoconferência foi acompanhada por educadores em 09 Unidades Regionais de Educação.

Fonte: SECOM-SEDUC



Nenhum comentário:

Postar um comentário