s

segunda-feira, 18 de maio de 2015

ENEM 2015, O QUE MUDA?


1- Perda do benefício de isenção da taxa de inscrição pelos candidatos que deixarem de comparecer nos dois dias de provas. Eles ficam impedidos de pedir a isenção na edição seguinte do exame. O objetivo é diminuir os índices de abstenção e, com isso, evitar desperdício de dinheiro público.


2- Além das pessoas que se declararem carentes, estão isentos da taxa de inscrição os concluintes do ensino médio em 2015 matriculados em escolas da rede pública. Para os demais, o valor é de R$ 63.

3- No momento da inscrição, os candidatos precisam informar um número de telefone, celular ou fixo, válidos, bem como cadastrar um endereço eletrônico (e-mail), o qual não pode ser usado por outro participante. O sistema pedirá ainda que o candidato crie uma pergunta e uma resposta de segurança.

4- A aplicação do Exame, que terá início às 13h 30 . Os portões nos locais de provas continuarão sendo abertos às 12h e fechados às 13h (de Brasília). Porém, esse tempo extra de meia hora será utilizado com procedimentos de segurança, para que todos os presentes entrem em sala e guardem seus pertences com tranquilidade. O período total de duração das provas permanece em quatro horas e meia no sábado e cinco horas e meia no domingo.

5- Para aperfeiçoar o atendimento e evitar fraudes, a inscrição de travestis e transexuais que pretendem ser identificados pelo nome social também terá alterações. Esses candidatos deverão fazer a inscrição normalmente, no período estabelecido no edital. Posteriormente, entre os dias 15 e 26 de junho, devem encaminhar, por meio do sistema do participante, na página do Enem na internet, cópia de documento de identificação, uma foto recente e o formulário preenchido, disponível on-line.

6- Haverá melhorias no atendimento a pessoas com visão monocular (que enxergam com apenas um dos olhos) ou com discalculia (dificuldade ou desabilidade para fazer cálculos matemáticos). Quem tem visão monocular pode pedir prova ampliada e em braile, ledor e transcritor. Candidatos com discalculia podem pedir auxílio de ledor e de transcritor.

         Oportunidades – A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em 115 instituições públicas, e do Programa Universidade para Todos (ProUni). A participação na prova é ainda requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem também obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

            Na URE, foram inscritos mais de 2.000 alunos em 20 escolas da URE no Simulado Integrado 2015, e, destes, cerca de 23% dos alunos inscritos ainda não possuem a documentação necessária para fazer o ENEM.

Fonte: MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário