s

sábado, 10 de janeiro de 2015

Professor Renato se despede como Diretor de Educação da URE de São João dos Patos

    Amigos não se despedem, dizem até logo. Profissionais não se cansam, não baixam a guarda, não caem, apenas mudam o rumo do seu esforço e de sua contribuição.

Pessoas da família quando se vão dizem um “até mais”, um “até breve”.

Amigos e pessoas da família, quando muito, dizem um “tchau”. Amigos e família estão sempre juntos. Assim é a família URE, assim é a nossa estimada família, pois é assim que eu os considero.

Inicio nesses termos as nossas palavras de agradecimento, e não de despedida. Ao término desta grande experiência, como Diretor Regional de Educação, resta-nos consignar e prestar contas do que fizemos em prol da sociedade que nos desafia mais e mais a cada dia, entendendo que ao longo destes três anos de exercício, o perfil de nossas escolas mudou. Com a Municipalização do Ensino Fundamental, e ao assumir o Ensino Médio, nossas escolas se depararam com uma nova realidade, ao voltar nossos olhares para o aprendizado globalizado e assistido pelas avaliações externas, que a cada cobrança, orientação, e incentivo, discutidos em nossas FOCOS, nos enchia de esperanças e nos desafiava. Das cinco escolas avaliadas de 2011 apenas uma não cresceu no ENEM de 2013. Aumentamos para 13 escolas das quais oito pela primeira vez aparecem na lista do INEP e tivemos a maior participação no EXAME da história em 2014. A cada evento, programa, mobiliário, recurso, projeto conseguido a uma escola, renovava-se a esperança, pois uma colega de luta me disse um dia: “Renato, não se doe tanto por algo que não depende de você, pois um dia tudo isso passará, e ao menos, sequer agradecerão pelo seu empenho”. As palavras entraram no coração e bradavam a cada tarde mal passada longe do lar em visita às escolas, angustiado com os problemas, com os resultados do ENEM. Porém a fé, o desejo, o espírito sempre foi mais forte, pois aprendi desde menino com a minha mãe, e a pouco com um estimada amiga de trabalho que me dizia “ nenhum fio de cabelo cai na Terra, senão pelo querer de Deus”.

Minha mãe diz que meu nome tem um significado muito importante. Renato significa renascido, e é exatamente como me sinto neste momento. Oportunizado por Deus para reviver as minhas práticas como educador, pois nunca deixei de lado aquilo que realmente sou, pois retorno feliz ao meu reduto pois é nele que me sinto fortalecido.


Assim, gostaria de agradecer a Deus pela saúde, proteção, vigília, ajuda, perseverança, compreensão, amparo nas decisões tomadas, na proteção ao corpo e à mente, na proteção à Diretoria, ao seu efetivo, às nossas escolas à minha família.

Não foram poucos os momentos em que a Ele recorremos, principalmente em momentos difíceis onde, solitariamente, tivemos que tomar decisões, tivemos que decidir.

Afinal, esta é a essência do comando: assumir e ultrapassar riscos.

Que DEUS TODO PODEROSO, na sua sapiência e na sua magnanimidade, possa nos abençoar nas sábias, difíceis e oportunas decisões que haverão de ser tomadas, ainda, no transcurso dessa nossa jornada terrena, que ora se transcorre, na firme esperança de podermos continuar a trilhar e vencer, com galhardia e majestade, todos os desafios que, certamente apresentar-se-ão no decorrer do período vindouro.

Muito obrigado, meu Deus, por iluminares a todos nós.

Gostaria também de agradecer à minha mulher, Elcitânia Lima Correia Fonseca, por sempre me compreender, entender, auxiliar, apoiar, ajudar em todos os passos e nos momentos mais difíceis, no caminho que trilhamos, principalmente, nesta nobre missão de educar. Sei que não foi tarefa fácil para você. Perdoe-me as ausências. Devo-lhe muito. Sou-lhe eternamente grato por tudo. 

Obrigado, minha querida. Cumprimos juntos mais esta etapa, mais esta missão com dignidade, respeito, angústias, mágoas e superação.

Aos amigos que aqui cultivei, lembro me de algo que li no livro, O pequeno príncipe, Antoine Saint Exupéry escreveu: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.

Nunca palavras tão simples poderiam representar tanto. Vocês me cativaram.

Há o momento da chegada. E, também, há o momento da despedida, da partida.

Por situações pertinentes ao cargo transmito, nestas singelas palavras, o honroso e digníssimo cargo de Diretor Regional de Educação ao meu sucessor legalmente designado pela Secretaria de Estado da Educação. E, na oportunidade, não poderia deixar de externar e de agradecer, ao nosso efetivo, “à nossa tripulação”, àqueles que, simplesmente, fizeram a diferença, muito significativa, neste período de Direção de Educação desta URE. No exercício do cargo vocês nos dedicaram lealdade, fidelidade, companheirismo, comprometimento com a nossa missão institucional e nos permitiu transformar a Unidade Regional de Educação em uma nova organização, com uma inovadora mentalidade de trabalho, de postura.

                Ao longo do tempo, desde o meu entendimento de existência desta casa, entendo que, os Diretores que nos antecederam fizeram um trabalho profícuo e contínuo de solidificação das nossas estruturas. Nesse curto período de tempo, pouco mais de dois anos, ousamos fazer muito, todavia pouco, ainda, diante da grandiosidade que todos desejam e merecem. Certamente e sem receio de cometer equívocos, na contínua construção de uma educação mais justa e acessível, assentamos muito mais do que um “tijolinho”. Fizemos uma grandiosa “revolução”. Uma revolução anônima, serena, sadia, próspera e frutífera.

                Mudamos de forma radical o nosso foco de atuação, de atenção. Mudamos para melhor. Fizemos com que esta casa tomasse novos rumos, mantendo, porém, a tradição de bem servir a todos aqueles que já legaram um passado de glória no esforço de construção da nossa Educação. Passamos a enaltecer o nosso maior patrimônio: os nossos alunos com reconhecimento regional, estadual, nacional e internacional. Valorizando, respeitando e incentivando.

                Aos colegas gestores escolares, digo-lhes que seu empenho e compromisso foram primordiais para vários fatos e conquistas, sem o elo URE-Gestão-Escola, muito pouco se haveria de ser feito. Desejo-lhes que a sua estadia seja duradoura e campeã em vários desafios que ainda virão.

                Aos nossos professores, digo-lhes que me sinto como um artilheiro que após deixar o seu lar para defender sua pátria, retorna a sua vida, a seu lar, a seus amigos, a seus alunos com infinitas medalhas no peito que há de representar àqueles que não tiveram a mesma oportunidade dentre os mais de 1.300 professores desta URE. Pois saibam que este companheiro de profissão obteve experiências tão gratificantes e honrosas quanto o singelo ato de ensinar.

                Dirijo-me agora àqueles incompreendidos e também aos incompreensivos dizendo que não existe no serviço público verdade absoluta, decisão suprema muito menos situação impossível de se resolver. O que existe é o interesse maior, que é o público que dá direito à cidadania, à educação, ao ato de ir e de vir a todo e qualquer cidadão que goza dos mesmos direitos e mesmos princípios e que este tempo de experiência que tive, foi absolutamente respeitado.

                Finalmente, concluo minhas palavras para dizer que a luta não acabou e que nosso foco apenas se ajusta em outra direção, pois possuímos sonhos, planos e desejos que se acomunam com muitos outros da minha profissão, que é o de contribuir para o sucesso de seres que formam a nossa sociedade e, se lutamos por um mundo mais justo, construímos a cada dia nas nossas salas de aula.

                Desejo aos que veem muita garra, esperança, sapiência, honradez e vontade de trabalhar.
“Missão cumprida, desafio vencido”.  “Quem acredita sempre alcança”.

Muito Obrigado!


Do amigo, Prof. Renato Darcio.

2 comentários:

  1. A vida nos proporciona muitas escolhas, mas escolhestes a mais nobre delas, ser professor. Que continue contribuindo com essa missão que lhe foi confiada. Um abraço!

    Profª MsC. Maria Raimunda Pereira da Silva
    CE Profª Leda Tajra - Buriti Bravo, MA

    ResponderExcluir
  2. PROFESSOR RENATO DÁRCIO DEIXARÁ SAUDADES PELO DISTINTO TRABALHO QUE EMPREENDEU EM FAVOR DA EDUCAÇÃO DE NOSSA REGIÃO E DE NOSSO ESTADO. FICARÁ MARCADO EM NOSSA MEMÓRIA COMO UM DIRETOR DINÂMICO, COMPROMETIDO E ANTI BUROCRÁTICO.SEMPRE RECEBEU A TODOS INDISTINTAMENTE EM SUA SALA, SEMPRE SOLÍCITO A RESOLVER DA MELHOR FORMA OS PROBLEMAS QUE A ELE ERAM ENCAMINHADOS. DEIXA SAUDADES E UM TRABALHO HONRADO! MEUS CUMPRIMENTOS E AGRADECIMENTOS! VALEU PROFESSOR RENATO.

    ResponderExcluir