s

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Concurso de roteiro premiará estudantes do ensino médio

      Interessados em participar do concurso Esporte para Todos: Meu roteiro de inclusão devem fazer a inscrição até a próxima sexta-feira, 28, pela internet. Promovido pela TV Escola, o concurso é dirigido a estudantes de qualquer série do ensino médio público. O tema desta edição é o esporte, e a história a ser contada, de 4 a 6 minutos, deve acontecer no espaço da escola.
         Conforme o regulamento, a equipe vencedora do melhor roteiro vai participar de oficina de formação e produzir o curta-metragem com equipamentos e supervisão da TV Escola, emissora do Ministério da Educação. A inscrição pode ser individual, mas o estudante deve ter a supervisão de um professor. A inscrição compreende sinopse e roteiro, dados de identificação dos autores, declaração do professor responsável e autorização dos pais para menores de 18 anos. O tema é o esporte como fator de inclusão e a sinopse, com o máximo de cinco linhas, deve resumir a história do filme.
      Direção, roteiro, fotografia, produção, som e edição são funções que devem ser preenchidas na ficha de inscrição do concurso. O roteiro deve ser dividido em cenas e, se há diálogo, eles deverão ser descritos. Também é necessário informar o gênero do filme – humor, drama, terror, romance, suspense, entre outros. Os alunos, diz o regulamento, não precisam ter experiência nas diversas funções descritas no roteiro, mas a ficha de inscrição deve informar a função de cada um.
            Para orientar o trabalho de criação dos alunos, o regulamento detalha os sete critérios de avaliação: criatividade, clareza da proposta, coerência entre as cenas, viabilidade do projeto, originalidade, representatividade cultural e adequação ao tema do concurso.
            Prêmios – Os autores do melhor roteiro participarão de uma oficina de capacitação no Rio de Janeiro, de 26 a 31 de março; vão produzir o filme na escola onde estudam, com equipamentos (câmera, luzes e microfones) e a supervisão de uma equipe da TV Escola, até 4 de abril; a gravação será de 6 a 11 de abril; para editar e finalizar o curta-metragem, os vencedores virão a Brasília nos dias 12 a 14 de abril. As despesas com viagem, hospedagem e alimentação durante as oficinas serão custeadas pela TV Escola. Os autores do roteiro premiado cederão à TV Escola os direitos de exibição pública do curta, na íntegra, por diferentes meios de divulgação. 
FONTE: MEC

PRAZO PARA DEFESA DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

        TERMINA NESTA SEXTA-FEIRA DIA 27/02/14 O PRAZO PARA SERVIDORES QUE RESPONDEM A ACUMULO INDEVIDO DE CARGOS, OU JUSTIFICATIVA POR DISTÂNCIA ENTRE LOCAIS DE TRABALHO.
        OS PROFESSORES INFORMADOS VIA CIRCULAR ENVIADOS À ESCOLAS DEVERÃO COMPARECER À UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO PARA AMPLA DEFESA SOB PENA DE OMISSÃO DE INFORMAÇÕES AO SERVIÇO PÚBLICO.
       APÓS DIVULGADOS EM UM ESPAÇO PÚBLICO DE LIVRE ACESSO À INFORMAÇÃO COMO O BLOG DA URE, QUE JÁ POSSUI MAIS DE 50.000 (CINQUENTA MIL ACESSOS) E INFORMADO VIA OFÍCIO DE CIRCULAÇÃO INTERNA, TODOS OS PROCESSOS DEVERÃO SER DEVOLVIDOS À SARH PARA PROVIDÊNCIAS E INSTAURAÇÃO DE PROCESSO ADMINISTRATIVO CONTRA OS SERVIDORES.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

FORMAÇÃO DE IMPLEMENTAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NAS ESCOLAS DA URE É DESTAQUE EM BLOGS REGIONAIS

     O Centro de Ensino Epitácio Pessoa (CEEP) – Escola da rede estadual em Paraibano-MA, realizou dois dias de reuniões (17 e 18/Fev), com os professores e gestores, objetivando contribuir para a definição e consolidação das DIRETRIZES CURRICULARES da rede de ensino do Estado do Maranhão.
      Durante o evento, vários temas foram discutidos tais como: O Papel da Escola, Aprendizagem, Ensino, Metodologia, Avaliação entre outros.

Ver matéria na íntegra em:






ESCOLAS DA ZONA RURAL DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS SERÃO ATENDIDAS POR MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA

      O PROJETO M TEC foi desenvolvido em parceria com a Universidade Virtual do Maranhão (Univima), tem como foco uma das prioridades definidas pela Seduc, que é universalização do ensino médio no Estado.
          As aulas Seduc-MT vão seguir criteriosamente as regras definidas para o primeiro ano do ensino médio regular com 13 disciplinas ministradas por professores com formação de nível superior, a partir da plataforma tecnológica da Univima, transmitidas via satélite, em tempo real. Os alunos serão acompanhados em cada sala de aula presencialmente por dois professores do quadro da secretaria.
         As aulas serão ministradas em no turno vespertino e noturno e seguirão o mesmo padrão das escolas do ensino médio regular, com carga horária e com o cumprimento do calendário ao ano letivo, incluindo férias. Durante as atividades, os alunos residentes nos povoados mais distantes e de difícil acesso contemplados com o projeto usarão o mesmo material e livros didáticos das escolas da rede estadual de ensino.
       Serão contemplados os estudantes do primeiro e segundo ano de ensino médio residentes em vários povoados dos municípios da URE de São João dos Patos bem como de outras URES.
           Além de difícil acesso aos povoados contemplados com o Seduc-MT, Francisco Solon, coordenador do projeto, frisou que a ação foi desenvolvida a partir da constatação da carência de professores nas regiões beneficiadas. "A universalização do ensino médio regular mediado pela tecnologia vai garantir a oferta de ensino para os alunos do primeiro ano que não dispõem deste direito constitucional".
        As aulas ministradas ao vivo, transmitidas via satélite, a partir de um dos estúdios da Univima, serão interativas para dirimir as dúvidas dos alunos que precisarão preencher a lista de presença e demais obrigações dos estudantes das escolas regulares. Para facilitar a compreensão das disciplinas poderão ser usadas lousas interativas.
        Sólon frisa que no Maranhão, com extensão superior a 330 mil quilômetros quadrados, cerca de 36,9% da população vivem em áreas eminentemente rurais, algumas de difícil acesso, com carência de professores que perpassa por toda a educação básica.
       "O quadro mostra que esta realidade se reflete na dificuldade de cumprimento do preceito legal de garantir o acesso de todos a educação de qualidade, uma vez que a demanda potencial de alunos para o ensino médio, na faixa etária de 15 a 17 anos é de aproximadamente 312.192 e o estado atende somente 60% dessa demanda", destaca o coordenador.

Escolas indicadas

BENEDITO LEITE CE LUCAS COELHO - ANEXO COCOS
BURITI BRAVO CENTRO DE ENSINO SENADOR CARVALHO GUIMARAES ANEXO PONTA D AGUA
BURITI BRAVO CE PROFESSORA LEDA TAJRA - ANEXO JUCARA
COLINAS CE PROFª MARTINHA MENESES DA SILVA ANEXO ASSENTAMENTO DO PAVIO
JATOBA CE ALUIZIO AZEVEDO - ANEXO CACHIMBOS
JATOBA CE ALUISIO AZEVEDO ANEXO TABOCA DA ONCA
MIRADOR CE EDISON LOBAO - ANEXO IBIPIRA
MIRADOR CE EDISON LOBAO ANEXO CONCEICAO
PASTOS BONS CE GOV JOAO CASTELO - ANEXO SANTA FE
PASTOS BONS CE GOVERNADOR JOAO CASTELO - ANEXO ANAJAS
SAO DOMINGOS DO AZEITAO CE AQUILES LISBOA- ANEXO SANTA TERESA
SUCUPIRA DO NORTE CE DR ADONIAS LUCAS DE LACERDA - ANEXO VARZEA
COLINAS CE JOÃO PESSOA  POV. ALMEIDA
B. GRAJAÚ CE NEY BRAGA - ANEXO RODAGEM
PASTOS BONS CE JOÃO CASTELO-ANEXO ROÇADO
PASTOS BONS CE JOÃO CASTELO-ANEXO VÁRZEA DO MEIO
SÃO FRANCISCO DO MA CE ESTADO DE SÃO PAULO- ANEXO MIMOSO
JATOBA CE ALUISIO AZEVEDO ANEXO AXIXÁ

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

OBRAS DISPONÍVEIS PARA PROFESSORES GRATUITAMENTE

            Estão disponíveis no portal Domínio Público do Ministério da Educação a Coleção Educadores, com 62 títulos. As obras são dirigidas aos professores da educação básica e às instituições de educação superior que atuam na formação de docentes, mas o acesso é livre no portal.
            Paulo Freire, Anísio Teixeira, Jean Piaget e Antônio Gramsci, dentre outros, fazem parte da ColeçãoEducadores. Integram a coleção 31 autores brasileiros, 30 pensadores estrangeiros e um livro com os manifestos Pioneiros da Educação Nova, escrito em 1932, e dos Educadores, de 1959.
Confira as coleções e faça o download das obras no Portal Domínio Público

Experiências que mudam o mundo!


 

      É difícil não ficar apaixonado pelo engenho que a empresa australiana Vicroads criou para transportar árvores que, por algum motivo, precisam sair de um ponto para outro. Neste caso, as obras entre duas estradas em Berwick, nos arredores de Melbourne, obrigava à recolocação de algumas árvores. De forma rápida e eficaz, e sem agredir o ambiente, a Vicroads tratou do assunto.

       O trabalho consiste em levar o caminhão, com um equipamento especial, para junto da árvore, cavar em volta e levá-la sem danificar as raízes. Depois o caminhão se desloca para o novo lugar e faz a cova onde ela será plantada.

       O trabalho foi feito como parte das obras pra atualização da estrada entre Clyde High Street e Kangan Drive, na Austrália. Essa máquina poderia ser capaz de evitar o corte de diversas árvores, que muitas vezes acabam sendo derrubadas para realização de obras pela impossibilidade de serem transportadas.


Fonte:https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=8984122857283011140#editor/target=post;postID=3931254072522812013

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

ESCOLAS DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS REALIZAM FORMAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA PROFESSORES

  A ESCOLA CE AQUILES LISBOA (FOTO AO LADO) REALIZOU EM PARCEIRA COM A ESCOLA CE LUCAS COELHO (B.LEITE), A FORMAÇÃO SOBRE AS DIRETRIZES CURRICULARES DO ESTADO DO MARANHÃO.
    O PRIMEIRO MOMENTO DE ESTUDO DO DOCUMENTO TEVE INÍCIO NESTE DIA 12/02/14, EM LOCAIS DISTINTOS (EM SUAS ESCOLAS DE ORIGEM) ONDE TODOS OS PROFESSORES PARTICIPARAM E DISCUTIRAM AS DIRETRIZES. EM SEGUIDA, REUNIRAM-SE NA ESCOLA CE AQUILES LISBOA EM S.D. DO AZEITÃO PARA JUNTOS RESPONDEREM AO ESTUDO DIRIGIDO E CRIAR UM ÚNICO DOCUMENTO.

      NA OPORTUNIDADE, ESTIVERAM PRESENTES NA FORMAÇÃO OS REPRESENTANTES DA SEDUC/URE, PROF. RENATO DARCIO (DIRETOR REGIONAL), PROFA. EDITH (COORDENAÇÃO DO SIAMA) E A PROFA. SIMONE (SEDUC), PARTICIPANDO, SUGERINDO E ORIENTANDO A FORMAÇÃO, QUE FOI MUITO BEM CONDUZIDA PELA EQUIPE GESTORA DAS DUAS ESCOLAS, PROF. NÓRDMAN E LÉIA,  EM PARCERIA COM A SUPERVISORA RITA MELO .
       
ALÉM DA FORMAÇÃO, TAMBÉM OCORREU UM MOMENTO DE INTERAÇÃO COMO REUNIÃO DE TRABALHO ENTRE OS PARTICIPANTES, QUE SE ENCERRARÁ NESTE DIA 14 COM O PLANEJAMENTO PARA O ANO LETIVO.
           O CE AQUILES LISBOA FICA LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE S.D. DO AZEITÃO(A 123 KM DE SÃO JOÃO DOS PATOS, OFERECE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO E NÃO ESTÁ MEDINDO ESFORÇOS PARA CRESCER NOS ÍNDICES DO ENEM.
        O CE LUCAS COELHO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE B. LEITE, A 180 KM DE SÃO JOÃO DOS PATOS E OFERECE O ENSINO MÉDIO, DISPUTANDO ALUNOS COM O INSTITUTO FEDERAL DO PIAUI E REDE ESTADUAL EM URUÇUI, MAS ESTÁ SE SOBRESSAINDO COM A IMPORTÂNCIA QUE TEM DADO À GESTÃO E REORGANIZAÇÃO ESCOLAR.

         "A FORMAÇÃO CONTINUADA DAS DIRETRIZES TEM CONTINUIDADE ATÉ O DIA 18/02 EM OUTRAS ESCOLAS DA URE/SJP, TODAS ACOMPANHADAS POR UM TÉCNICO DA URE, ANTECEDENDO ASSIM O INÍCIO DO ANO LETIVO EM 90% DE NOSSAS ESCOLAS NESTE DIA 19/02 AFIRMA O PROFESSOR RENATO".

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

URE VISITA ESCOLAS, SECRETÁRIOS E PREFEITOS

       Com o objetivo de orientar alunos, professores, pais e comunidade em geral quanto ao processo de municipalização do Ensino Fundamental e início do ano letivo de 2014, a Unidade Regional de Educação de São João dos Patos está fazendo visitas e reuniões em municípios de sua jurisdição com o intuito resolver pendencias e orientar a todos sobre o processo de municipalização do Ensino Fundamental neste dia 11/02/2014
Secretária Mauricélia, Téc. Regina Celli, Dir. Prof. Renato e gestoras na UI Duque de Caxias- Colinas
       
Prof. Renato, Pref. Cid Costa e Sec. Ed. Sebastião- Buriti Bravo

Prof. Renato e Pref. Antônio Carlos - Colinas


CE Carvalho Guimarães B. Bravo

ESCOLAS DA URE INICIAM FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A IMPLANTAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES

CE LUCAS COELHO- S.D DO AZEITÃO





















CE CARVALHO GUIMARAES - B.BRAVO

REMOÇÕES


                    O SARH informa a todos os servidores da rede que que está terminantemente proibido qualquer tipo de remoção de servidor, mesmo que seja de uma escola para outra no mesmo município.
               Esta determinação justifica-se pelo fato de que o SARH estará realizando a regularização funcional de todos os servidores da rede.
                Esclarecemos, ainda, que só poderão ser efetuadas as remoções quando a Superintendência entrar em contato com os interessados.


terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

CRONOGRAMA WEB CONFERENCE DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR

PROGRAMAÇÃO
MÊS
 TEMAS
Conteúdos/Palestrantes/Escola
Fev.

11/02
Políticas para o Ensino Médio

 PROEMI

Formação de Professores
·         Pacto Nacional pelo  Fortalecimento do Ensino Médio / PROEMI / Formação de Professores
Palestrantes: Romeu Caputo; Sandra Garcia. Yvelise Arco-Verde

Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI)
       Aspectos Pedagógicos e Operacionais do ProEMI 2014;
           Orientações para o Redesenho Curricular;
Coordenação: Sandra Garcia.
Palestrantes: Adriana Andres e Veronica Cardozo.
Mar.
11/03
Direitos à Aprendizagem e ao Desenvolvimento
           Direitos à Aprendizagem e ao Desenvolvimento;
           Áreas de conhecimento.
Coordenação: Sandra Garcia
Palestrantes: docentes por área de conhecimento.
Abr.
08/04
Macrocampos - Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI)

           Acompanhamento Pedagógico
Coordenação: COEM
Palestrantes:
Escola:
Mai.
13/05

           Iniciação Científica e Pesquisa
Coordenação: COEM
Palestrantes:
Escola:
Jun.
10/06
           Leitura e Letramento
Coordenação: COEM
Palestrantes:
Escola:
Jul.
08/07
          Línguas Estrangeiras
Coordenação: COEM
Palestrantes:
Escola:
Ago.
12/08
           Cultura Corporal
Coordenação: COEM
Palestrantes:
Escola:
Set.
09/09
           Produção e Fruição das Artes
Coordenação: COEM
Palestrantes:
Escola:
Out.
14/10
          Comunicação, Cultura Digital e uso de Mídias.
Coordenação: COEM.
Palestrantes:
Escola:
Nov.
11/11
           Participação Estudantil
Coordenação: COEM
Palestrantes: Paulo Carrano, Helena Abramo.
CONJUVE e UBES.
Escola:

Dez.
09/12
Avaliação do ProEMI


PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR NA URE

            Começa a mobilização pelo Programa Ensino Médio Inovador 2014/2015.
             

           A URE planeja realizar uma reunião com as escolas já contempladas com o ProEMI em 2013 as indicadas para 2014 analisando o interesse  em continuidade e as que pretendem entrar no Programa.
           Os gestores deverão Fazer a leitura dos documentos a Resolução nº 31 (anexo A) e o Documento Orientador (anexo B) enviados pela URE por e-mail, incentivando o   Redesenho Curricular  articulado com as Diretrizes Curriculares do Estado", com foco na leitura, escrita e cálculos.
           Serão vedadas as compras desnecessárias e erros nos quantitativos dos materiais ao inserirem no sistema PDDE Interativo, evitando a devolução do PRC pela SEDUC e MEC. 
           Quanto a reforma e ampliação nos espaços físicos,devrão ser  lembradas as normas da Engenharia, apoiada no  "Programa + Ensino". 
           Caros gestores aproveitem a volta dos professores e a semana de planejamento para elaborarem o PRC, atentando para o período de inserção do Diagnóstico e os PRCs no Sistema PDDE Interativo  10.02.2014  e envio a SEDUC até 07.03.2014.
           A URE terá um cronograma de atendimento as escolas que apresentaram dificuldades em 2013 e as Novas que serão indicadas por esta URE cumprindo o período supramencionado. 
          A novidade para esse ano serão as Webconferencias dispostas no anexo C enviados por e-mail.