s

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

A educação por quem faz a diferença...

      O ministro da Educação, Henrique Paim, destacou nesta quarta-feira, 17, a importância do professor para o sucesso do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado este ano. “Não tenho dúvida de que o sucesso da implementação do PNE passa pela valorização do professor”, disse o ministro, ao participar da solenidade de premiação dos vencedores da Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. “Se não valorizarmos esse profissional, não teremos as melhorias da educação básica que o país precisa.”

      A solenidade, em Brasília, reuniu os 152 estudantes finalistas (38 de cada gênero) e seus professores. “A Olimpíada de Língua Portuguesa é uma celebração, uma grande festa”, disse Paim.

      Iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro busca aprimorar a prática dos professores em sala de aula para ajudar os alunos de escolas públicas a evoluir na leitura e na escrita. Nesta edição, foram feitas 170.266 inscrições de professores de 5.014 municípios.

        Na quarta edição da olimpíada, os trabalhos abordaram os gêneros literários opinião, crônica, poema e memórias literárias. Em todas as categorias, os estudantes escreveram sobre um tema único, O Lugar Onde Vivo. Foram escolhidos 20 vencedores nacionais. Além da medalha olímpica, cada professor e aluno receberam um notebook e uma impressora. A escola da dupla também foi premiada com dez microcomputadores, uma impressora, além de um projetor multimídia, telão para projeção e livros. A escolha foi feita por uma comissão de dez pessoas.

    Com o texto pedra "consinada" a  estudante Maria Clara Leal de Sousa, de São João dos Patos (MA), foi uma das vencedoras na categoria Memórias Literárias. Ela descreve a vida de uma moradora, dona de casa e seu dia a dia como lavandeira. "Agora eu quero participar de todas as edições que puder", disse Maria Clara.
   
    De uma escola da periferia do município patoense, a professora Íres Nazaré Barros se destaca em seu município e agora na região por a cada ano com suas tentativas de inscrever e aprovar alunos da OLP, agora chegou ao auge com a medalha de ouro. Ires é uma professora extremamente dedicada com o olhar diferenciado buscando sempre crescimento profissional e contribuir para a sociedade local.


Mais informações na página da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro na internet.

Adaptado do MEC por Mylene Brum Oliveira 

Confira os 20 vencedores da olimpíada, por categoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário