s

terça-feira, 2 de setembro de 2014

2A ETAPA DA OBMEP

    A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.
Em 2014 a OBMEP comemora a sua décima edição. Com grande adesão e apoio das escolas, professores, pais e alunos, o programa frutificou e novos projetos foram iniciados, possibilitando novos acessos a um ensino de matemática diferenciado.
Dentre as realizações da OBMEP destacamos aqui:
  • Nesses dez anos, em seu Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), destinado aos seus medalhistas, a OBMEP ofereceu a cerca de 30 mil alunos a oportunidade de estudar Matemática por 1 ano, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em 2014, seis mil e quinhentos alunos poderão participar do PIC.
  • A OBMEP produziu e distribuiu as escolas e alunos um material didático de qualidade, como apostilas do PIC e Banco de Questões, também disponível nesta página. A partir de 2014, será possível procurar os problemas apresentados nos Bancos de Questões e nas provas da OBMEP com palavras-chave. Esta é uma ferramenta útil a professores na preparação de aulas e provas, e também a alunos em seus planos de estudo.
  • No Programa de Iniciação Científica – Mestrado (PICME) , para medalhistas que estejam cursando graduação com bolsas do CNPq (IC) e CAPES (Mestrado), cerca de 1021 alunos já finalizaram o programa. Em 2014, esperamos a adesão de mais de 300 novos alunos.
  • Desde 2009 o PECI - Preparação Especial para Competições Internacionais - tem preparado medalhistas de ouro, selecionados pela excepcionalidade de seus talentos, para participar de competições internacionais. Os resultados têm sido muito auspiciosos.
  • Foi iniciado em 2012, o POTI - Polos Olimpícos de Treinamento Intensivo - em parceria com a OBM. O programa conta agora com sete polos no Brasil e tem como objetivo ampliar o acesso dos alunos brasileiros a treinamento para competições matemáticas. O programa disponibiliza vídeos de suas aulas, acessíveis ao público em geral.
  • Em 2012 deu-se início ao PROF, programa destinado ao aperfeiçoamento dos professores de matemática. O conteúdo é apresentado com base nos problemas apresentados na OBMEP, seja nas provas como nos bancos de questões. Este programa está em seu terceiro ano no Estado de São Paulo, em parceria com a SEED, e em estágio inicial nos estados de Alagoas, Rio Grande do Norte e no Rio de Janeiro.
  • Em 2013 a OBMEP lançou o programa Clubes de Matemática, que já conta com a adesão de cerca de 3000 alunos em 389 clubes em todo o Brasil. O programa propicia outros modos de estudo da matemática entre alunos e professores, com atividades interessantes e em ambiente interativo.
  • Com muita satisfação estamos lançando o Portal da Matemática. Com aplicativos e vídeo-aulas que cobrem todo o currículo da Matemática, do sexto ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio, esperamos contribuir com material de apoio a professores, a alunos e ao público em geral.

Além disso, a mobilização dos Coordenadores Regionais da OBMEP para a realização de atividades, como seminários com professores e cerimônias de premiação, vem trazendo um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país.
Em 2013, cerca de 19 milhões de alunos espalhados por quase todos os municípios brasileiros (99.3%) participaram da competição. Convidamos todos a participar desta 10ª edição, a OBMEP 2014!

APLICAÇÃO DA PROVA DA 2a ETAPA: 13/09/14

Nenhum comentário:

Postar um comentário