s

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Titular na SEPLAN, João Bernardo Bringel responderá pela SEDUC

      Titular da Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento (Seplan), João Bernardo de Azevedo Bringel responderá, também, pelo comando da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em substituição a Pedro Fernandes, que reassume sua cadeira na Câmara para disputar um novo mandato de deputado federal. Os dois tiveram encontro com servidores no fim da tarde desta quarta-feira (2), na sede da Seduc.

      Na ocasião, Pedro Fernandes destacou que deixa a secretaria com a certeza do dever cumprido e que seu maior legado foi consolidar a educação como uma política de Estado. Bringel frisou que Pedro Fernandes, durante sua administração, construiu um novo modelo de educação. “Vamos aproveitar ao máximo os projetos construídos e concluir os projetos deixados que visem à melhoria dos indicadores educacionais”, disse.

       Bernardo Bringel lembrou que, há anos, tem uma relação de amizade, confiança e lealdade com Pedro Fernandes, com quem sempre conversou sobre a educação maranhense, o orçamento da Seduc e os desafios enfrentados para melhorar os indicadores educacionais nos 217 municípios devido à extensão territorial do estado.

       Ele acrescentou que se sente honrado em voltar a dirigir a Seduc, por decisão da governadora Roseana Sarney, e disse esperar receber o mesmo apoio e a colaboração dada ao ex-secretário Pedro Fernandes.

       Pedro Fernandes disse que estava entregando a Seduc com um planejamento estratégico para que a educação maranhense avance ainda mais na nova administração do secretário Bernardo Bringel. “É importante que educação tenha essa visão de longo prazo com foco no aluno, aproximando a administração central da Seduc das escolas, valorizando os profissionais da educação e trabalhando para que a instituição seja cada vez mais fortalecida”, destacou.

Avaliação

       Durante uma reunião de trabalho foram apresentados os avanços registrados na Seduc nos 510 dias da gestão do secretário Pedro Fernandes. Na oportunidade, Fernandes disse que um dos principais objetivos da política de educação do Maranhão é a valorização dos profissionais de educação com a aprovação do novo Estatuto do Educador. Frisou que, em respeito aos direitos dos servidores, a superintendência de recursos humanos, somente em sua gestão, analisou 261.183 processos, alguns engavetados há mais de 30 anos.

       Pedro Fernandes também destacou a parceria com as diversas instituições na realização de 28 conferências intermunicipais que serviram de alicerce para a construção do Plano Estadual de Educação.

      O plano construído pela Seduc e o Fórum Estadual de Educação foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), que destacou o trabalho realizado pela secretaria como exemplo para outros estados. O plano está pronto para ser analisado pela Assembleia Legislativa e os municípios estão recebendo apoio do Governo do Estado, por meio da Seduc, para a construção de seus planos.

       Pedro Fernandes citou também a implantação das diretrizes curriculares, que estão em fase de análise pelos conselheiros do CEE, e que aproximam a administração central da Seduc das escolas para promover educação de qualidade em todos os colégios do Maranhão.

        Além do plano, que colocou o Maranhão na vanguarda, outros focos de sua gestão foi melhorar o nível de aprendizagem, universalizar o acesso ao ensino médio, combater o analfabetismo e trabalhar em regime de colaboração entre União e municípios que resulte na melhoria dos indicadores educacionais do estado.

Fonte: www.ma.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário