s

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Lançado o Programa Maranhão com Ciência


       A Universidade Virtual do Maranhão (Univima), em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), lançou, nesta quarta-feira (2), no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, o Programa Maranhão com Ciência. O objetivo é popularizar a ciência e a tecnologia nas escolas de ensino fundamental do Maranhão. Participaram da solenidade, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), José Costa, entre outras autoridades. Será aberto um edital, em abril, para que as escolas possam se inscrever para participar do programa.

        José Costa destacou que o programa resgata o interesse do estudante por áreas como a biologia, química, física, motivando os alunos a estudar ciência. “O Maranhão com Ciência se desenvolve em diferentes ações, uma delas é o Clube da Ciência na escola, onde vamos ter um professor articulador que vai fazer o relacionamento do clube com a coordenação do projeto. O planetário é uma das peças desse projeto, é uma peça lúdica que vai ter a finalidade de motivar os alunos a se tornarem curiosos com a ciência", explicou.

      O secretário lembrou que o interesse dos jovens por áreas científicas é determinante para o desenvolvimento do país, uma vez que o estudo da ciência se reverte em tecnologia e desenvolvimento.

      O coordenador de Projetos e Planejamento da Sectec e idealizador do projeto, Leonardo Evangelista, disse que o projeto era um anseio antigo da Sectec. "Nós buscávamos um projeto que aproximasse a academia da escola, fazendo com que as ciências não fossem algo restrito e exclusivo do universo acadêmico".

      Na ocasião foram apresentados kits que serão utilizados nas escolas, de acordo com as temáticas das aulas, complementando a teoria com atividades práticas. A ação foi bem recebida pelos estudantes do Ensino Fundamental, como Jackeline de Sousa Lima. "Esse projeto vai trazer para nós algo novo, não vamos ficar só na aula teórica, vamos aprender mais sobre essas áreas de modo mais prático, e isso é com certeza mais interessante", ressaltou.

      Presentes, também, o secretário adjunto da Sectec, José Ribamar Torres; a vice-reitora da Universidade Virtual do Maranhão (Univima), Marise Carvalho; José de Ribamar Araújo, pro-reitor da Univima; reitor em exercício do Instituto Federal do Maranhão (Ifma), Carlos César; Porfírio Guerra, representando do vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão; presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa Científica do Maranhão (Fapema), Rosane Guerra; além de estudantes.

Maranhão com Ciência

      O Programa "Maranhão com Ciência" foi definido como uma importante ferramenta pedagógica para o estudo das ciências. O programa alia às práticas pedagógicas tradicionais, o experimento em laboratórios e a pesquisa de campo.

       O programa será desenvolvido em etapas. Segundo o idealizador do projeto, Leonardo Evangelista, serão desenvolvidas ações específicas como a formação e articulação de conteúdos voltados para as escolas. Será promovida uma formação especializada para os professores multiplicadores que serão denominados de Professores Articuladores Regionais (PAR).

        Será realizada ainda a feira itinerante (Ciranda da Ciência) e o Fórum Regional de Ciências do Maranhão, evento que reunirá os melhores projetos desenvolvidos pelos clubes da ciência instalados no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário