s

quinta-feira, 31 de maio de 2012

CANCELADO O SIMULADO ENEM 2012

Em  comunicação, via e-mail, de 19 de abril do ano em curso, informamos a realização do SIMULADO ENEM 2012  em 06 de junho deste ano para os estudantes da 2ª série do Ensino Médio da rede estadual de ensino.   O cumprimento desse evento nessa data ficou  inviável para algumas cidades, comprometendo a participação dos inscritos dessas localidades. A data de realização do simulado não pode ser antecipada, em virtude das demandas já planejadas para o mês de maio sob a coordenação desta Supervisão  e até o momento não encontramos uma data adequada para a realização desse simulado.
Estamos aguardando determinação do Gabinete do Secretário sobre a definição de uma nova data de realização do evento supracitado, viável para todo o Estado e que permita a participação  dos inscritos de todos os municípios. Logo que for definida a nova data, o (a) senhor (a)  será informado (a).
Contamos com vossa compreensão em atender nossa solicitação e aproveitamos para pedir desculpas por quaisquer transtornos causados por essas alterações na programação do Simulado Enem 2012.
Renato Darcio - Coordenador Regional

terça-feira, 29 de maio de 2012

PRORROGADAS AS INSCRIÇÕES DO PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR

          AS INSCRIÇÕES DO PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR FORAM PRORROGADAS ATÉ O DIA 15 DE JUNHO. OS GESTORES QUE TIVEREM INTERESSE EM INSCREVER SUA ESCOLA DEVEM PROCURAR O SITE: www.consed.org.br/pge.

sábado, 26 de maio de 2012

Inscrições para o exame começam nesta segunda

" A URE de São João dos Patos vem informar sobre o ENEM e disponibilizará o link para onscrições por este blog. Cada gestor escolar deverá desenvolver campanha de divulgação e de mobilização do alunado para a inscrição"

        Estudantes interessados em participar da edição 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão se inscrever no programa a partir das 10h da próxima segunda-feira, 28, até as 23h59 de 15 de junho, no horário oficial de Brasília. O cronograma do exame, que no ano passado teve 5,4 milhões de inscritos, foi anunciado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em entrevista coletiva realizada na tarde desta quinta-feira, 24. O edital para o exame será publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 25.

        As inscrições para o exame custam R$ 35,00 e devem ser pagas até o dia 20 de junho, por meio de guia de recolhimento da União (GRU) simples, gerado no ato de inscrição. Caso contrário, a inscrição não será confirmada.

       São isentos da taxa de inscrição alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012. Para isso, sua escola deve estar cadastrada no censo escolar da educação básica e ele deve informá-la no ato da inscrição. Também estão isentos de pagamento aqueles que declararem carência socioeconômica (membros de família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O pedido de isenção do pagamento da taxa somente poderá ser feito por meio do sistema de inscrição.

        A nota do Enem pode ser utilizada para o ingresso do participante em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Também servirá para que o estudante se beneficie do Programa Universidade para Todos (ProUni), obtenha o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou participe do programa Ciência Sem Fronteiras. Além disso, os participantes maiores de 18 anos que ainda não terminaram a escolarização básica podem participar do Enem e pleitear a certificação no ensino médio junto a uma das instituições que aderirem ao processo – secretarias estaduais de educação, os institutos federais e os centros federais. A lista das instituições certificadoras está no edital do Enem 2012.

       Para o ministro da Educação, o exame é uma importante peça na política educacional brasileira.  “O Enem é peça estruturante do sistema de ensino superior do Brasil, porque na realidade ele é o grande instrumento de avaliação do mérito e desempenho dos alunos", disse. Mercadante destacou que um dos focos do Ministério da Educação é quanto à lisura do exame. A segurança do Enem passou de 1.200 itens para 3.439 itens.

       Entre as mudanças para a edição 2012, estão a correção da redação, que passa a ter mais mecanismos de controle, e a nota mínima para certificação de conclusão de ensino médio, que passa de 400 para 450 pontos em cada área do conhecimento. Na redação está mantido o mínimo de 500 pontos.

       Em 2011, o Enem envolveu mais de 400 mil pessoas em sua realização e as provas foram aplicadas em 140 mil salas de aula. Este ano a logística de distribuição das provas, que ficará a cargo dos correios, terá 9.728 rotas. O Enem é o segundo maior exame do gênero, atrás apenas do realizado na China.

       As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, em todas as unidades da federação, a partir das 13 horas, no horário de Brasília. No primeiro dia, sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia. No domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação. O gabarito está previsto para o dia 7. O resultado final do exame estará disponível para os estudantes no dia 28 de dezembro.

       Histórico – O Enem está inserido no conjunto de ações que pretendem melhorar o acesso e a permanência do estudante e a qualificação da educação superior brasileira. O exame foi criado em 1998 para avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica.

       Em 2008, o Ministério da Educação propôs a utilização do Enem como instrumento para democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.

       Desde 2009, o Enem tem se fortalecido como uma prova de acesso às instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas. Além disso, o Enem continua a ser critério de seleção de bolsas de estudo no Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O Enem ainda promove a certificação de jovens e adultos no ensino médio.


Fonte: MEC

sexta-feira, 25 de maio de 2012

SELETIVO SIMPLIFICADO 2012

     A URE de São João dos Patos ainda está aguardando o resultado do julgamento dos recursos e a homologação   do resultado final do Seletivo Simplificado para a Contratação de Professores.
     Os interessados devem aguardar informações sobre  a data para  comparecimento e assinatura do contrato.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Estatuto do Educador

         O texto definitivo da proposta revisada do Estatuto do Educador será fechado na próxima segunda-feira (28) e entregue ao Governo do Estado. A data foi confirmada na noite de quarta-feira (23), durante reunião de trabalho entre o secretário de Educação, João Bernardo Bringel, e a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma).
         O secretário Bernardo Bringel frisou que estão sendo envidados todos os esforços para que a proposta revisada do Estatuto do Educador seja encaminhada para análise da Assembleia Legislativa na próxima semana. Nesta quinta-feira (24), foi realizada uma reunião entre representantes dos setores jurídicos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e do Sinproesemma para discutir questões pontuais para fechar o texto do estatuto.
          Para o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, o texto final do Estatuto do Educador será fechado depois de uma minuciosa e detalhada revisão da proposta do estatuto, que vem sendo construído a quatro mãos.

fonte:www.ma.gov.br de 24/05/2012

sexta-feira, 18 de maio de 2012

DIVULGADO RESULTADO PARA O SELETIVO DE PROFESSORES

Os professores irão complementar o quadro de pessoal docente da rede estadual nas áreas de Ensino Médio Regular e Ensino Fundamental, entre outras áreas.

        A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) divulgou o resultado do processo seletivo simplificado para contratação de professores da educação básica.
        De acordo com os editais do seletivo, os candidatos têm até 2 dias, após a divulgação do resultado, para interposição de recursos administrativos. Após esta fase, a Seduc procederá a homologação e divulgação do resultado final com os nomes dos professores classificados.
        Os professores irão complementar o quadro de pessoal docente da rede estadual nas áreas de Ensino Médio Regular e Ensino Fundamental; Educação do Campo; Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Proeja; e Educação Especial.
        A lista nominal dos aprovados está publicada no Diário Oficial do Estado (suplemento do Executivo) de 15 de maio de 2012, disponível no endereço eletrônico: www.diariooficial.ma.gov.br, no site da Seduc www.educacao.ma.gov.br e fixada nas sedes das Unidades Regionais de Educação (URE’s).
        O seletivo simplificado visa atender a necessidade da Seduc de complementar o quadro de pessoal docente da rede estadual de ensino da capital e interior do estado, para o ano letivo de 2012.
Fonte: http://www.ma.gov.br/

SUSPENSAS AS REMOÇÕES PARA BURITI BRAVO E BARÃO DE GRAJAU

No DOU de 15/05/2012 foi publicada suspensão das remoções para cidades desta regional.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Justiça garante à Seduc a contratação temporária de professores

        O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da 2ª Câmara Cível, deferiu agravo de instrumento, autorizando a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) a realizar o processo seletivo para a contratação temporária de professores pela rede estadual de ensino.
        O secretário-adjunto da Seduc, Almir Coelho, salientou que o Ministério Público do Maranhão ingressou com uma ação civil pública e conseguiu na justiça uma liminar que paralisava as ações para a contratação temporária de professores para a rede estadual de ensino.
        Ele explicou que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) recorreu em agravo de instrumento e o TJMA decidiu suspender a liminar, a fim de garantir que o processo seletivo será concluído, com a divulgação do resultado no Diário Oficial.
        Com isso, o Governo do Estado, por intermédio da Seduc, poderá contratar temporariamente os novos professores para que os alunos da rede estadual não sofram prejuízos no presente ano letivo, com o preenchimento das vagas existentes. Ele avalia que deverão ser contratados aproximadamente quatro mil professores seletivados pela prova de títulos por uma comissão especial da Seduc.
         O processo seletivo para a contratação temporária de professores estava suspenso desde que o juiz da 4º Vara da Fazenda Pública, Megbel Abdala Ferreira, atendeu a um pedido de liminar da ação civil pública ajuizada, em 30 de março, pelo Ministério Público Estadual (MPE).

Governadora assina gratificação por titulação de servidores

    A governadora Roseana Sarney concedeu a gratificação por titulação para 7.523 profissionais da educação do grupo Magistério da Educação Básica e a progressão na carreira de 500 professores, totalizando mais de 8 mil profissionais da rede estadual de ensino. “Essa é mais uma ação de valorização dos docentes, uma forma de reconhecimento ao trabalho de quem contribui, e muito, para a formação dos maranhenses e se esforça para se manter atualizado na profissão”, declarou a governadora.

       Com a medida, os profissionais que obtiveram, durante o exercício profissional, cursos na área de formação ou educação, irão receber gratificação por titulação da seguinte forma: atualização, aperfeiçoamento ou reciclagem que cheguem a somar 360h (acréscimo de 10% no valor do vencimento básico); pós-graduação em nível de especialização (15%); mestrado (20%) e doutorado (25%).

     Os dois decretos que concedem as gratificações por titulação e progressão funcional para os professores do Magistério da Educação Básica foram assinados na sexta-feira (11). Os professores contemplados com as progressões serão beneficiados com a mudança de referência dentro da mesma classe da carreira do Grupo Magistério de Educação Básica.

      O secretário de Educação, João Bernardo Bringel, também destacou que o ato contempla um compromisso do Governo do Estado com a categoria. “É um compromisso do governo com a valorização do profissional da educação básica, mediante a implementação da política de desenvolvimento do servidor na carreira, associada ao estabelecimento de critérios de ascensão funcional, cujo mérito, competência e conhecimento desses profissionais sejam reconhecidos e atendidos, onde a busca da qualidade do ensino público na educação básica seja a consequência natural de todo esse processo”, destacou.
Qualificação profissional

      A ação do Governo do Maranhão é um estímulo para que os docentes da rede estadual busquem cada vez mais conhecimento e qualificação profissional ao longo da carreira, o que implicará em melhorias qualitativas no processo ensino-aprendizagem ofertado no estado. Com a assinatura dos decretos governamentais serão contemplados diretamente com a gratificação por titulação 46 doutores, 291 mestres, 5.444 especialistas e 1.742 professores que obtiveram algum tipo de aperfeiçoamento profissional ou na área da educação.

Data: 14/05/2012
Fonte:
Ascom/Seduc

Adesão das escolas ao Seminário - Oficina de boas experiências escolares

Oficinas - Há vida e luz no Ensino Médio brasileiro

         A Secretaria de Educação Básica por meio do   Ministério da Educação  promove o SEMINÁRIO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO que tem como objetivo
selecionar  experiências sobre organização do currículo escolar e Projeto Político-Pedagógico desenvolvidos em escolas de ensino médio com vistas à apresentação  de propostas e práticas  educativas e à troca de conhecimentos envolvendo  a articulação de aspectos relacionados ao trabalho educativo, tais como gestão escolar, organização  didático pedagógica, envolvimento da equipe docente e da comunidade escolar, metodologias e utilização de recurso que permitam o alcance de melhores resultados no desenvolvimento e no aprendizado do aluno desta etapa de ensino.
       O período de inscrição será de 14 à 25 de maio e os trabalhos serão apresentados por escola. Os trabalhos deverão ser encaminhados pela escola, via e-mail, para o endereço eletrônico  coem@mec.gov.br, com cópia para  mariapinheiro@mec.gov.br de acordo com orientações dispostas em documento orientador.

Orientações: http://uresjp.blogspot.com.br/p/documento-orientador-seminarios.html
      

INSCRIÇÕES PARFOR/IFMA

        Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA divulga edital com período de matrículas para professores da rede pública de ensino cadastrados na Plataforma Freire.
        Os seletivados devem procurar a sede administrativa do IFMA localizada à Rua da Liberdade nº 35, centro levando os documentos necessários e descritos no edital.
        Para São João dos Patos foram seletivados apenas 20 professores que futuramente serão Licenciados em Física pela primeira turma de ensino superior do IFMA Campus São João dos Patos.
        Além da enorme carência de professores desta área em todo o Maranhão,  poucos que já fazem parte da rede estadual são formados em Física, sendo grande parte das aulas de física  ministradas por matemáticos, portanto, estes professores seletivados compõem importante estratégia para a melhoria da qualidade do ensino em nossa regional com futuros professores capacitados numa área tão carente quanto a física.
Selecionados:


Informes Prêmio Gestão Escolar 2012

       Informamos que o envio da Portaria do Comitê Regional do PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR 2012 foi atédia 10/05. Solicitamos que seja enviado o mais rápido possivel para que seja enviado ao CONSED.

MODELO DE PORTARIA.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Missão Pedagógica no Parlamento

A URE de São João dos Patos vem avisar a todos os interessados que foi prorrogado o período  das inscrições para o processo seletivo do Missão Pedagógica no Parlamento, edição 2012. As inscrições poderão ser enviadas até 1º de junho.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

TÉCNICOS DA URE FAZEM VISITA TÉCNICA À ESCOLAS DA REGIÃO

    Neste dia 09/05, os técnicos da Unidade Regional de São João dos Patos, Renato Darcio, Edith, Zélia e Sandileuza acompanhados do Marciano, parceiro incansável na luta pela educação, fizeram uma visita técnico-pedaógica à escolas de municipios da região.
    Na oportunidade, foram visitadas as escolas: Escola Família Agrícola, U. E. Vitorino Freire e CE Adonias Lacerda em Sucupira do Norte, e, UI Antônio Borba, U.I. Orsina Lobão, UI João Rodrigues, UI Iedo Flamarion Lobão, CE Edison Lobão, UI Simeão de Sá Brandão e UI Nerine Lobão em Mirador.
      Realidades diferentes, ambientes diferentes, práticas diferentes mas preocupação comum: fazer um ensino de qualidade.
       Os técnicos estiveram em cada escola discutindo problemas, sugestões e conhecendo mais de perto a realidade de cada escola além do trabalho de acompanhemento do GN-10.
       Continua as visitas aos municipios e às escolas, ouvindo e contribuindo.
Veja as fotos: 
EFA

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Bem-vindos à terceira edição da Olimpíada!

    Em 2012, Olimpíada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro quer envolver educadores das escolas públicas das diversas regiões do país, que batalham pelo aprimoramento do ensino da leitura e da escrita na educação básica. 
    Muito mais que um concurso de textos, a Olimpíada é uma oportunidade para que os professores entrem em contato com uma metodologia de trabalho de leitura e produção de texto articulada aos conteúdos previstos para cada ano escolar. 
    Os professores que estão lecionando em 2012 e alunos metriculados em instituições de ensino mantidos pela União, pelo Distrito Federal, pelo poder público estadual e municipal. Ao inscrever-se o professor terá acesso a várias coleções e CD-ROM com material para ouvir, imprimir e apresentar em data-show que estarão disponíveis em http://www.escrevendoofuturo.org.br/

     Gêneros e anos escolares

Gêneros
Anos Escolares
Poema
5º e 6º anos/4ª e 5ª séries do ensino fundamental
Memórias Literárias
7º e 8º anos /6ª e 7ª séries do ensino fundamental
Crônicas
9º /8ª série do ensino fundamental e 1º ano do E. médio
Artigo de opinião
2º e 3º anos do Ensino Médio


     1º passo - Adesão das redes de ensino estadual e municipal

     As secretarias por meio dos seus secretários, deverão, durante o período de 19/03/2012 a 25/05/2012.

    2º passo - Inscrição dos professores
   
    Os professores deverão se inscrever - com a autorização/anuência do diretor da escola, no período de  19/03/2012 a 25/05/2012.
   As inscrições serão gratuitas e reaizadas somente pela internet com ficha de inscrição disponível para preenchimento e envio pelo site:http://www.escrevendoofuturo.org.br/
  
  3º passo - Formação a distância
 
   Após a inscrição, o professor começa a receber a revista Na Ponta do Lápis, publicação periódica de artigos, entrevistas e textos literários, análise de produção de alunos e relatos de experiência docente sendo cadastrado também na comunidade virtual da Olimpíada, uma oportunidade de formação a distância  voltada para o ensino de língua portuguesa.

  CRONOGRAMA

DATA
AÇÃO
19/03/2012
Lançamento nacional em São Paulo
19/03 a 24/04
Lançamentos regionais:
19/03 a 25/05
Inscrição do professor e adesão das Secretarias de Educação
19/03 a 03/09
Oficinas nas escolas
03/09 a 05/09
Comissão Julgadora Escolar
Setembro
Comissão Julgadora Municipal
Setembro/outubro
Comissão Julgadora Estadual
Novembro
Encontros Regionais- premiação dos semifinalistas
Dezembro
Comissão Julgadora Nacional e Enc. Nacional- premiação dos finalistas


    * OBS: O professor que leciona em mais de uma escola deverá fazer uma inscrição para cada escola, garantindo, assim, a participação de todos os seus alunos.

Merenda Escolar

        A Unidade Regional de Educação de São João dos Patos informa que já se encontram nas contas o 2º repasse da merenda.


José Murilo Assunção
       Contador

Técnicos da URE participam de capacitação do Programa Se liga e Acelera

A Capacitação de Coordenadores (as), Supervisores (as) e Professores (as) dos municípios jurisdicionados à URE de São João dos Patos que aderiram aos Programas Se Liga e Acelera Brasil (Benedito Leite, Buriti Bravo, Colinas, Jatobá, Mirador, Passagem Franca, Pastos Bons e São João dos Patos) está acontecendo de 08 a 10 de Maio na cidade de Pedreiras/MA, distante 270 km de São Luís.
A formação ocorre no prédio da FAESF (Faculdade de Ensino São Francisco) localizada à Rua Abílio Monteiro nº 1751, Bairro Engenho Novo. A coordenação do evento está a cargo das Professoras Cristina e Simone, ambas da SEDUC, e da Professora Edna do Instituto Ayrton Senna.
O Instituto Ayrton Senna e SEDUC disponibilizaram 04 turmas de formação para o Programa Se Liga e 02 turmas de formação para o Programa Acelera Brasil. Os hotéis Ceará, Basílio e Vitória hospedam 172 profissionais de educação, custeados pela SEDUC.
As Secretarias Municipais de Educação arcaram somente com o traslado ida e volta de seus profissionais.
A Professora Naira é a formadora da Sala 01 do Programa Se Liga e relata experiência exitosa de Teresina/PI que, com a adesão dos Programas Se Liga e Acelera Brasil, reduziu de 44% para 9% o analfabetismo desde 2001.
Enfatiza ainda, a Professora Naira, que a redução do analfabetismo e da distorção série/idade contribui decisivamente para melhorar o IDEB das escolas que oferecem os programas e em consequência o IDH das cidades.
Números dos Programas Se Liga e Acelera Brasil na URE de São João dos Patos (Sem as cidades de Jatobá e Passagem Franca):

Beneficiados
Rede Municipal
Rede Estadual
Total
Alunos
414
123
537
Escolas
17
2
19
Coordenadores
6
2
8
Supervisores
11
4
15
Professores
22
7
29

A Coordenação Regional dos Programas Se Liga e Acelera Brasil junto à URE de São João dos Patos é de responsabilidade do Professor Walter Alencar de Sousa que está participando da Formação.