s

segunda-feira, 30 de abril de 2012

NOTA SOBRE O SIAEP

Necessidade de utilização do SIAEP

    Informamos às escolas jurisdicionadas pela URE São João do Patos que é de suma importância a  correta utilização do SIAEP. Para tanto será necessário:
ñ O responsável pela matrícula numerar toda a matricula, seguindo os seguintes passos: Acadêmico, turmas, seleciona a turma e clica em matrícula ( aparecerá a relação dos alunos), clique em numerar.
  Seguindo esse passos os diários estão disponíveis para utilização do professor.

ñ O responsável pela matricula incluir o professor na disciplina:selecione a aba Disciplina, depois a disciplina que o professor leciona, clique na lupa professor, informe o CPF ou matricula que aparecerá o nome dele, clique sobre o nome, veja que o campo do professor foi preenchido, vá em Salvar e confirmar.

ñ O preenchimento do Diário pelo professor, que deverá entrar no sistema com seu usuário e senha  que a princípio será 123456, mudar a senha e clicar em Acadêmico, Diário,Selecione a turma, Disciplina e Período. Pronto é só clicar em lançar  primeiro em conteúdo, depois em falta e por último em nota.

Após lançar todos os conteúdos,  faltas  e notas clique em fechar período, só assim terás acesso ao próximo.

Rozangela Ferreira Noleto
                                              Coordenadora SIAEP

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Plataforma Freire divulga resultado da validação de inscrições dos cursos superiores

          Plataforma Freire divulga validação das inscrições dos cursos superiores oferecidos para o ano de 2012.
          Para São João dos Patos foi oferecido uma turma no curso de Licenciatura em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.
          Através de informações junto à SEDUC, esclarecemos que o principal fator que foi levado em consideração para a validação é o fato do professor inscrito estar ministrando em ano anterior a disciplina pleiteada no curso, além do seu currículo, para professores já graduados.
          Os professores sem graduação têm prioridade.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

ADIAMENTO NA DATA DO SIMULADO ENEM 2012

      A URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS COMUNICA A COORDENADORES MUNICIPAIS, ESCOLAS, APLICADORES E ALUNOS QUE DEVIDO A PROBLEMAS COM A IMPRESSÃO DAS PROVAS PARA O SIMULADO ENEM 2012, O MESMO NÃO PODERÁ MAIS SER REALIZADO NA DATA PREVISTA (26 DE ABRIL).
      O MESMO SERÁ REALIZADO EM OUTRA DATA A SER POSTERIORMENTE MARCADA, TENDO COMO PREVISÃO O DIA 06/06/2012 ( AINDA A SER CONFIRMADO).
       DE JÁ AGRADECEMOS O EMPENHO E A COLABORAÇÃO DE TODOS.

REPASSE DA MERENDA

     A Unidade Regional de Educação de São João dos Patos informa a todos os interessados que já se encontram disponíveis o 1º (primeiro) repasse de 2012 da merenda escolar e do Fundo Estadual de Educação (F.E.E.).

Murilo Assunção.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Sugestão para projeto de leitura

A pedagoga Janete Lima Cavalcante, diretora da Escola Municipal Professora Edna Umbelina de Sant’Anna da Silva, no município fluminense de Nova Iguaçu, criou um projeto para incentivar a leitura entre os pais e responsáveis pelos 719 alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental matriculados na instituição. Mas ela pretende atingir também a comunidade. O projeto Pare e Repare o Livro tem início este mês, com o empréstimo de exemplares aos interessados.

O projeto contará com especial atuação dos alunos do quinto ano, que terão a tarefa de ler uma obra a cada semana. Depois, falarão sobre ela aos estudantes das outras turmas e aos pais, por meio de apresentações curtas — dramatizações, músicas e jograis, entre outras atividades — relativas a trechos do conteúdo lido. O objetivo, segundo Janete, é deixar a plateia com “água na boca”, curiosa para saber o restante de cada história.

Para os colegas das outras turmas, as apresentações terão como palco as salas de aula; para os pais, serão realizadas 30 minutos antes do horário de saída. “Um grupo de alunos do quinto ano que já tenha finalizado as tarefas ficará na entrada da escola, em uma mesa com livros, para que os pais possam pegar emprestados os títulos que desejarem”, explica a diretora. As atividades serão realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras.

Participante do projeto, a professora Renata Câmara Mascarenhas, também espera um aumento do interesse pela leitura. Graduada em pedagogia, ela dá aulas a alunos das turmas iniciais do ensino fundamental.

Para a também professora Roberta Dutra, que leciona a turmas de quarto e quinto ano, o projeto é um convite para o reposicionamento social, uma vez que as famílias são cativadas pela leitura por meio dos filhos e da escola. Com 17 anos de magistério, graduada em letras, ela acredita na leitura como meio de reflexão e ação para valorizar a vida. “Os projetos desenvolvidos nas bibliotecas escolares democratizam a leitura e a escrita, favorecem o diálogo e a compreensão no processo de ensino e aprendizagem”, ressalta.

De acordo com Roberta, valorizar a leitura na escola é um excelente caminho para exercitar as ideias a favor de si e do próximo, de diminuir os receios quanto à escrita, a partir da criatividade, da afetividade e da subjetividade. ”Com textos diversificados, canções e jograis, observamos o quanto as atividades desenvolvidas na biblioteca possibilitam o crescimento de todos, no vocabulário, na oralidade e na sensibilidade para compreender e lidar com a diversidade escolar”, enfatiza.

Fonte: MEC - Fátima Schenini

terça-feira, 17 de abril de 2012

Secretários firmam municipalização do ensino fundamental com 18 prefeituras

    Os secretários chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, representando a governadora Roseana Sarney, e de Educação, João Bernardo Bringel, assinaram Termo de Cooperação Técnica e Financeira transferindo a gestão de imóveis, matrículas de alunos e recursos financeiros das escolas do ensino fundamental para 18 prefeituras que compõem as Unidades Regionais de Educação de Santa Inês, Bacabal, Viana e Zé Doca. O ato foi assinado na manhã desta terça-feira (17), no auditório da Prefeitura de Santa Inês.
       O compromisso foi firmado com os municípios de Santa Inês, Pindaré-Mirim, Pio XII, Bacabal, São Luiz Gonzaga, Olho d’Água das Cunhãs, Paulo Ramos, Viana, Matinha, Penalva, São Bento, São Vicente Férrer, Vitória do Mearim, São João Batista, Zé Doca, Cândido Mendes, Presidente Médici e Santa Luzia do Paruá.
        Nesta etapa do processo estão sendo beneficiados 6.069 alunos do ensino fundamental. Com a municipalização, o governo transfere a gestão dos imóveis, matrículas de alunos e recursos financeiros das escolas de ensino fundamental, sendo que o principal critério para municipalização é a proficiência e o desempenho das avaliações feitas pelo Governo Federal.
       “Esse é um resgate do compromisso da governadora Roseana Sarney de governar com os municípios. Precisamos nos unir para dar educação de qualidade às nossas crianças e jovens. Queremos, no futuro, esses cidadãos de hoje, formados, capacitados e trabalhando para fazer o Maranhão crescer cada vez mais. Essa foi uma decisão da governadora em favor do povo”, afirmou Luis Fernando Silva.
       O secretário de Estado de Educação, João Bernardo Bringel, também ressaltou o compromisso da governadora Roseana Sarney com a educação de qualidade. “Essa é uma decisão acertada, em benefício de todos. É preciso que tudo esteja organizado e estamos trabalhando juntos em prol do desenvolvimento do estado”, observou. Ele destacou que os prefeitos estão perto das escolas e podem, mais facilmente, reconhecer e solucionar os problemas.
      Também presentes à solenidade o secretário-adjunto de Educação, Almir Coêlho; a deputada estadual Vianey Bringel; os prefeitos de Santa Inês, Roberth Bringel; de Zé Doca, Raimundo Sampaio; de Pindaré-Mirim, Henrique Caldeira Salgado; de Pio XII, Raimundo Rodrigues Batalha; de Paulo Ramos, Tancredo Lima Araújo; de São João Batista, Surama Cristina Soares; de Presidente Médici, Antonio Rodrigues Pinho, e o prefeito de Zé Doca, Raimundo Sampaio, além de gestores educacionais, diretores, professores e secretários municipais de educação.
Avaliação
       A transferência do ensino fundamental para os municípios era esperada com ansiedade pelos gestores, como afirma o prefeito de Santa Inês, Roberth Bringel. “Estamos felizes com a governadora, porque ela sempre demonstrou preocupação com educação de qualidade”, ressaltou Roberth Bringel.
      Para o prefeito de Zé Doca, Raimundo Sampaio, o momento é de entendimento entre Estado e Municípios. “Tudo o que vem para a melhoria da educação é positivo. Estamos no local onde acontecem as atividades e podemos fiscalizar melhor”, pontuou.
     Na mesma linha falou o prefeito de Matinha, Emanoel Rodrigues Travassos. “O aporte financeiro vai contribuir para que possamos fomentar e incrementar o ensino fundamental com educação de qualidade”, afirmou.
Fonte: Ascom/seduc

quinta-feira, 12 de abril de 2012

GESTORA DA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO JOÃO DOS PATOS SE AFASTA

         A fim de concorrer a cargo público eletivo, a Gestora Regional da URE de São João dos Patos, professora Rilda Lúcia Gomes de Souza Oliveira pede afastamento do cargo.
       Professora da Rede Estadual de Ensino há mais de 30 anos, Rilda traz também no seu curriculo quatro mandatos de vereadora na câmara legislativa do municipio de São João dos Patos, um de Vice-Prefeita e  Secretária Municipal de Educação por duas vezes sendo a última de 2005 a 2009, ano em que assumiu esta Regional.
       Desejamos boa sorte à professora Rilda por mais um desafio a seu vencido em sua carreira vitoriosa.
       Todos da URE torcem pelo seu sucesso.

terça-feira, 10 de abril de 2012

NÚMERO FINAL DE INSCRITOS NO SIMULADO ENEM 2012

        Com o final do período das inscrições do SIMULADO ENEM 2012, a URE de São João dos Patos inscreveu 64% dos alunos matriculados na segunda série do Ensino Médio.
        Estipulada em 95% , apenas dois municípios conseguiram atingir a meta: Sucupira do Norte (96%) e Barão de Grajau (95%).
        Um dos maiores problemas para a não efetivação das inscrições no Simulado se deve a falta de documentação de identidade dos alunos, fator esse que preocupa a gestores e demais interessados, uma vez que um dos objetivos das escolas é que estes alunos participem do ENEM em 2013, portanto, posteriormente uma campanha de conscientização do alunado deverá ser realizada nesta URE com o objetivo de mobilizar alunos, pais e comunidade sobre a importância destes documentos e da participação nos simulados, exames e avaliações internas ou externas pelos alunos.
        A Unidade Regional de Educação num trabalho conjunto com coordenadores municipais, fizeram um trabalho de divulgação e de inscrição junto aos Centros de Ensino Médio com vistas a colaborar com o SIMULADO na certeza de que este vai favorecer a um diagnóstico sobre o nível de aprendizado dos alunos da 2ª série do E. Médio para que posteriormente haja intervenções no sentido de planejar e desenvolver ações que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino e preparação do alunado para o Exame Nacional do Ensino Médio. 

Nº OrdemCIDADEMATRICULASINSCRIÇÃOPERCENTUAL
1Barão de Grajau22321195%
2Benedito Leite735068%
3Buriti Bravo34820860%
4Colinas62325541%
5Jatobá1575837%
6Lagoa do Mato1227561%
7Mirador26219273%
8Nova Iorque431944%
9Paraibano29913746%
10P. Franca18314881%
11P. Bons 24217974%
12S. Domingos865564%
13S. Francisco1167968%
14S. J. dos Patos33216349%
15Sucupira do Norte14614096%
16Sucupira Riachão412766%
Total3296199664%


          O Simulado será aplicado no dia 26 de abril pelos próprios professores dos Centros de Ensino no turno vespertino e todos os alunos inscritos deverão participar.
          Ações como esta vêm a fortalecer a Política Pública Educacional do Estado, e, a participação de todos é a prova do empenho e dedicação dos que fazem educação nesta jurisdição.

Nota de Pesar

É com pesar que a Secretaria de Estado da Educação por meio da URE de São João dos Patos informa sobre o falecimento da servidora Shelma Maria Coelho de Carvalho. Nascida em 01/10/64,  ela era professora na U.I. Presidente Vargas e servia com muito empenho à educação desde 14/01/94. A comunidade da URE de São João dos Patos, lamenta a perda e solidariza-se com a família e os amigos de Shelma.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Seduc capacita coordenadores escolares para aplicação de simulado do Enem

           Com o propósito de orientar coordenadores escolares para aplicação do simulado do Enem, que acontecerá no próximo dia 26, envolvendo alunos do segundo ano do ensino médio da rede pública estadual, a Secretaria de Educação (Seduc), por intermédio da Supervisão de Avaliação (Suave), realizou, nesta segunda-feira (9), no auditório do Liceu Maranhense, capacitação com técnicos das escolas que integram a Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís.
        A iniciativa da Seduc em realizar o simulado tem a finalidade de assegurar tanto ao estudante da rede estadual maranhense quanto à escola uma avaliação com vista na preparação do discente para o Enem, além de apontar as intervenções pedagógicas que a escola pode desenvolver para reforçar a aprendizagem dos alunos.
           “O simulado é um instrumento de avaliação estadual para verificar quais as competências e habilidades que os alunos já consolidaram e aquelas que ainda precisam de um esforço maior considerando a matriz de referência do Enem”, ressaltou a supervisora de Avaliação da Seduc e coordenadora estadual do simulado, Vera Lúcia Gonçalves Pires.
            Após o resultado estatístico do simulado, fornecido pela Seduc, cada escola deve realizar reuniões com professores para divulgação e estudos que subsidiarão o projeto de intervenção pedagógica de acordo com a necessidade de cada unidade de ensino.
           O simulado será realizado no dia 26 de abril, na própria escola do aluno, e acontecerá simultaneamente em todo estado. As provas vão acontecer das 13h30 às 17h3. Constará de 92 questões, envolvendo quatro áreas de conhecimento: linguagem, matemática, ciências da natureza e ciências humanas, com suas respectivas tecnologias.
           Em São João dos Patos estava marcada para este dia 10/04 a capacitação dos coordenadores, com a mudança da data de aplicação das provas, a formação ficou para as vésperas da mesma, mas será confirmada pelo blog e por e-mails diretos para as escolas.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Abertas inscrições para cursos de aperfeiçoamento e especialização na educação de jovens


Diretores, coordenadores pedagógicos e professores da rede estadual de ensino poderão participar de cursos de aperfeiçoamento e especialização na educação de jovens, que estão com inscrições abertas até o dia 15 de abril. Os cursos são oferecidos pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, órgão do Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o comunicado enviado pelo MEC à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), os cursos, no âmbito da Educação de Jovens e Adultos, serão oferecidos nas modalidades presencial e à distância, e vão proporcionar aos profissionais da educação básica pública, subsídios teóricos e metodológicos para a prática educacional.

O início dos cursos está previsto para março de 2013. O público alvo é formado por diretores de escolas, coordenadores pedagógicos e docentes, especialmente aqueles que atuam na educação de jovens e adultos.

Os diretores de escola interessados em inscrever seus profissionais devem incluir a demanda no Plano de Formação do PDE Escola Interativo até o dia 15 de abril de 2012, por meio do site do MEC: www.pdeescola.mec.gov.br.

Relação dos cursos de Aperfeiçoamento

- Alfabetização de Jovens e Adultos e Inclusão Social - à distância e presencial

- Educação de Jovens e Adultos do Campo - à distância e presencial

- Educação de Jovens e Adultos na Diversidade - à distância e presencial

- Mediadores de Leitura para Educação de Jovens e Adultos - à distância e presencial

- Produção de Materiais Didáticos - EJA na Diversidade - à distância e presencial


Relação dos cursos de Especialização

- Alfabetização de Jovens e Adultos e Inclusão Social - à distância e presencial

- Educação de Jovens e Adultos e Economia Solidária - à distância e presencial

- Educação de Jovens e Adultos na Diversidade - à distância e presencial

- Educação de Jovens e Adultos privados de liberdade - à distância e presencial

Data: 04/04/2012
Fonte: Ascom/Seduc

terça-feira, 3 de abril de 2012

BLOG DA URE REGISTRA QUASE CINCO MIL ACESSOS

       Com pouco mais que três meses com a  disponibilização de noticias sobre tudo que o ocorre na Unidade Regional de Educação de São João dos Patos.Nosso blog  já se aproxima de cinco mil acessos,e,  isso é uma prova de que a cada dia a confiança no trabalho da URE se multiplica.
      Ficamos felizes em ter o acompanhamento de todos que fazem esta regional na certeza de que todos estão em igual empenho para fazer com que as coisas aconteçam e o trabalho prospere constantemente na busca por uma sociedade mais justa com a propagação da educação.