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sexta-feira, 30 de março de 2012

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA CURSOS SUPERIORES NA PLATAFORMA FREIRE

      
       O INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO com o apoio da SEDUC através da URE de São João dos Patos, divulga por meio deste blog, as inscrições para vagas destinadas à 1a turma do PARFOR oferecida pelo Campus de São João dos Patos.
       O curso oferecido é o de Licenciatura em Física, sendo ofertado um total de 40 vagas, com previsão de início das aulas para agosto de 2012.
       Professores da rede pública municipal ou estadual de ensino, leigos ou  já graduados poderão requerer sua inscrição, sujeita à aprovação pelo órgão empregador.
          As aulas serão ministradas aos finais de semana ou período especial (férias) através de cronograma divulgado pela instituição (IFMA). Segundo os professores Dr.Gedeon Reis e Dr. Antônio Maia, diretores do Campus, "O curso de Licenciatura em Física já está aprovado, e os professores para ministrar as aulas já se encontram no Campus devidamente concursados, empossados e aptos a atuarem no curso".
        A SEDUC por meio da URE de São João dos Patos apoia toda ação que venha a beneficiar a educação, e um caso bem peculiar da nossa região é a necessidade de formação dos professores que atuam na disciplina de física com outras formações. Infelizmente, é uma realidade da nossa região, e, poder apoiar professores a fazerem este segundo curso, é garantir aulas de qualidade ao alunado, com professores qualificados para atuarem na área de física proporcionando uma melhoria na qualidade do ensino.
       
Veja o cronograma:

Inscrições: término dia 08 de abril.
Validação das inscrições: 09/04 a 23/04 de 2012
Sorteio entre os inscritos (caso exceda o número de vagas ofertadas):24/04 a 08/05
Previsão de início das aulas: Agosto de 2012.

Faça sua inscrição pelo link: Inscreva-se 

Contatos: (99) 3551-2823

quinta-feira, 29 de março de 2012

VENCENDO OS ERROS

Use os equívocos identificados nas atividades para ajudar o aluno a superar barreiras e seguir aprendendo

        Ninguém tem dúvida de que ensinar o que é correto está na raiz da profissão docente. Com base nessa concepção, por muitos anos se pensou que era papel do professor identificar os erros e puni-los. Prova disso é o próprio sistema de avaliação que se desenvolveu. Os estudantes são testados sistematicamente, muitas vezes recebendo notas baixas e, em casos extremos, sendo retidos no mesmo ano letivo. Afinal, aluno bom é só o que acerta.

          Teorias desenvolvidas ao longo do século 20 vieram mostrar que a história não é bem essa e que o errado é quem pensa assim. Beira o impossível aprender algo sem antes cometer equívocos. Eles fazem parte da aprendizagem: são obstáculos que as crianças ultrapassam quando estão em busca do conhecimento. "Muitos professores não compreendem que as respostas dadas por elas (mesmo que distantes do padrão apontado pela ciência) têm explicações lógicas e evidenciam avanços significativos", afirma Evelyse dos Santos Lemos, pesquisadora do Ensino de Ciências e Biologia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

            Ver o erro como um indicador do raciocínio do estudante possibilita criar situações que o levem a pôr as ideias inadequadas em xeque. É preciso analisar as incoerências, categorizá-las e problematizá-las (leia exemplos de atividades nas páginas seguintes). A chave é levar todos a pensar sobre o que não sabem e, com isso, aproximá-los do conhecimento esperado para o nível em que estão. Um olhar atento é fundamental para entender os erros, que são de diferentes tipos.
 
Leia mais: www.revistaescola.com.br

Seminário discute ações do Plano de Educação e Desenvolvimento do Maranhão

        A etapa final para consolidação das propostas do projeto de cooperação técnica, firmado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o Ministério da Educação (MEC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), começou a ser implementado, nesta quinta-feira (29), em Barreirinhas. O projeto tem como foco a oferta de educação de qualidade e a melhoria dos indicadores educacionais do estado.
          O Seminário do Plano de Educação e Desenvolvimento do Maranhão foi aberto pelo coordenador gerencial do projeto e secretário-adjunto de Assuntos Institucionais da Seduc, Fernando Silva, o secretário-adjunto de Projetos Especiais, Almir Coelho, e Liliane Marchiorato, do Pnud.
          O evento, que termina nesta sexta-feira (31), conta com a participação da equipe técnica da Secretaria, gestores regionais e demais técnicos envolvidos com o projeto.
Fernando Silva salientou que as propostas do projeto de cooperação técnica estão prontas para que os técnicos do MED/Pnud façam a avaliação final. Depois desta análise detalhada, será trabalhado o planejamento de execução das propostas para garantir a melhoria da educação no Maranhão. “As propostas finalizadas das dimensões do projeto serão apresentadas à governadora Roseana Sarney, nos próximos dias”, informou.
           Para o consultor do Pnud, Antônio Carlos da Ressurreição Xavier, o Maranhão está na fase final da consolidação do plano de cooperação técnica, com a formalização e apresentação dos trabalhos das equipes da Seduc sobre as quatro dimensões do plano. Segundo ele, faltam apenas alguns detalhamentos para fechar todas as metas que estão em cada dimensão e as ações necessárias para a consecução dessas metas, como fechar prazos e custos.
           Antônio Carlos Xavier frisou que após o fechamento, as dimensões terão um link com os resultados globais para definir o sistema ideal para o Maranhão. “O seminário acontece em um momento fundamental para a concretização dos pontos estruturantes e para discutir a formatação de um plano baseado no rico levantamento realizado pela Seduc, que conta com uma equipe com vontade política que o Maranhão oferte uma educação de qualidade”, apontou.
          O primeiro dia de seminário foi dedicado às apresentações das 16 ações das quatro dimensões do acordo de cooperação técnica, que estão pautadas em quatro eixos: gestão educacional, formação inicial e continuada, práticas pedagógicas e avaliação, e infraestrutura e recursos pedagógicos.

Número de inscritos no SIMULADO ENEM 2012 ainda é baixo

   

     Ainda é muito baixo o número de alunos inscritos no SIMULADO ENEM 2012, segue o quadro de dados informativos dos inscritos até o dia de 28/03/12:


 

     Lembramos que os coordenadores municipais bem como os gestores escolares são os responsáveis em promover a inscrição dos alunos no SIMULADO e devemos atingir a meta de 95% dos matriculados inscritos. As inscrições encerram-se amanhã dia 30.

segunda-feira, 26 de março de 2012

ESCOLAS DA URE DE SJP RECEBERÃO PROJETOR PROINFO

   

   MAIS DEZ ESCOLAS DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS FORAM CONTEMPLADAS COM O PROJETOR PROINFO.
      OS MESMOS FAZEM PARTE DE UM PROGRAMA DO MEC PARA EQUIPAR COM RECURSOS TECNOLÓGICOS OS CENTROS ESCOLARES.
       VEJA A LISTA DAS ESCOLAS CONTEMPLADAS:

CE ARISTIDES LOBAO
BARAO DE GRAJAU

CE NEY BRAGA
BARAO DE GRAJAU

CE PROFª LEDA TAJRA
BURITI BRAVO

CE DR ANTONIO JORGE DINO
COLINAS

CE ALUISIO AZEVEDO
JATOBA

CE ANALIA NEIVA
NOVA IORQUE

CE DEP EDSON LOBAO
PARAIBANO

CE CLODOMIR CARDOSO
PASSAGEM FRANCA

CE THEOPLISTES TEIXEIRA
PASTOS BONS

CE PROFA MARIETA SA
SUCUPIRA DO RIACHAO

domingo, 25 de março de 2012

Governo do MA lança edital para contratação de professores

      A Secretaria de Educação do Maranhão lança, na próxima semana, os editais do processo seletivo simplificado para contratação de professores para as escolas da rede estadual de ensino nas áreas de Ensino Médio Regular e Ensino Fundamental; Educação do Campo; Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Proeja; e Educação Especial.
      As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pela internet, no endereço eletrônico da Seduc: www.educacao.ma.gov.br A entrega dos títulos, acompanhados da ficha de inscrição, gerada na internet, ocorrerá nas sedes das Unidades Regionais de Educação (UREs), conforme editais.
         O seletivo simplificado visa atender a necessidade da Seduc de complementar o quadro de pessoal docente da rede estadual de ensino da capital e interior do Maranhão, para o ano letivo de 2012.
         As vagas, distribuídas por Unidade Regional de Educação constarão nos editais a serem publicados no endereço eletrônico da Seduc e afixados nos prédios da Secretaria situados à Rua Virgílio Domingues, nº 741, bairro São Francisco, na Avenida Getúlio Vargas, 1908, Monte Castelo, Rua Edmundo Calheiros, nº 5, São Francisco e nas sedes das UREs.
         Veja o edital: http://www.educacao.ma.gov.br/seletivo2012/ckeditor/filemanager/userfiles/Arquivos/editais/EDITAL%20Nº%20001-2012%20-%20SELETIVO%20EMR%20%20e%20EF%20-%20VERSÃO%20FINAL%20.pdf

Fonte: Seduc

sexta-feira, 23 de março de 2012

URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS REALIZA CAPACITAÇÃO DO SIAEP PARA PROFESSORES

        Realizada entre 19 e 23 de março a capacitação de professores para operar o SIAEP- Sistema Integrado de Administração das Escolas Públicas para professores da rede estadual das escolas da sede e para professores de escolas de outras cidades da regional.
        A formação foi ministrada pelo professor Saul Meireles, da Cidade de São Luis que esteve na cidade de 19 a 21, logo após a formação teve continuidade com o a participação das coordenadoras da URE, profa. Maria da Glória dos Santos e Rozângela Ferreira.
       Na oportunidade, foram discutidos temas como o diário eletrônico, frequência, registro de aulas, horários e outras abordagens.
       A URE de São João dos Patos dá um passo muito importante na organização escolar com a implantação do SIAEP, pois todo o controle adminstrativo das unidades de ensino deverá ser inserido no sistema e será acompanhado pelos coordenadores da URE  e da SEDUC.
        Com o SIAEP as notas deverão ser inseidas on-line e os relatórios mensais poderão ser baixados pelo próprio professor. O aluno terá senha e poderá também fazer o download do seu boletim.
       A presença dos professores foi satisfatória e a maioria utilizou seu dia pedagógico para participar da capacitação, não comprometendo a carga horária dos alunos.
    

REALIZADA A PRIMEIRA FOCO 2012 DO PROGRAMA GESTÃO NOTA 10

     Dia 20/03/2012.

     I FOCO IAS - Gestores Escolares, trabalhou a temática: "Educação e desenvolvimento humano no século XXI".

     O encontro teve como objetivo o alinhamento das ações do GN 10 e etratégias para o ano letivo de 2012. "Este foi um momento de socialização entre os gestores das experiências vividas em cada Unidade de Ensino", frisou a coordenadora do programa Maria Edith Araujo.
    Na reunião, os gestores trocaram idéias e discutiram experiências vividas em 2011 traçando metas para 2012.

REALIZADA A SEGUNDA REUNIÃO DE GESTORES ESCOLARES DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS

       A reunião aconteceu dia 16 de março no auditório do Hotel Estrela D`alva com gestores escolares e Secretários Municipais de Educação. Na oportunidade, foram discutidos a implantação dos  programas  Se liga e Acelera Brasil, Alfa e Beto, programa de gestão de projetos,aula do futuro, reforço escolar, simulado 2012, Proemi, Gestão Nota 10 e outros informes para o bom andamento do ano letivo.


           Com a implantação de tais projetos e ações, o acompanhamento e suporte dado pela URE, estamos contribuindo para a melhoria das condições de trabalho do professor e na qualidade do ensino.
            Programas como Gestar II e SIAEP também fazem parte da proposta de implementação do ensino de qualidade na Rede Estadual de Ensino.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Presidente Dutra sediará encontro de gestores educacionais

        Será aberto hoje, quinta-feira (22), em Presidente Dutra, às 9h, o 7º Encontro de Gestores das 19 Unidades Regionais de Educação (UREs), promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Durante dois dias serão discutidos temas importantes nos setores de infraestrutura, recursos humanos e gestão da rede estadual de ensino.

            A abertura contará com a presença do secretário de Educação, João Bernardo Bringel, e de toda a equipe da administração central da Seduc. Voltado para gestores das UREs, secretários-adjuntos e corpo técnico da secretaria, o encontro terá como objetivo discutir e efetivar estratégias de melhoria do sistema educacional do estado, visando elevar os indicadores educacionais do Maranhão.

           Para o secretário Bernardo Bringel, os encontros com gestores regionais possibilitam o processo de construção de uma educação de referência porque coloca em pauta demandas e questões específicas das regionais, das escolas, dos professores, visando o aprimoramento de medidas e ações que resultem na melhoria da qualidade da educação do Maranhão.

          O encontro visa, ainda, promover a integração e troca de experiências entre os gestores das UREs e corpo técnico da Seduc, em busca da implantação e implementação de novas tomadas de decisão referentes ao planejamento de ações para o ano letivo de 2012.

        Nossa gestora, a professora Rilda Lúcia, já se encontra em Presidente Dutra para o encontro.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Escola usa jogo de xadrez para melhorar ensino da matemática

          Um tabuleiro de xadrez com 13,7 metros quadrados, de rocha basáltica, colado no piso do pátio da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bairro Carvalho, na cidade de Cachoeira do Sul (RS), foi a forma que a direção escolheu para receber os estudantes no início do ano letivo. Ao invés de madeira, as peças do jogo – rei, dama, bispo, torre, cavalo e peão – foram confeccionadas em papel e coladas em garrafas plásticas.

           Poder jogar xadrez no recreio, antes do início das aulas e também nas atividades de educação física é o que encanta os estudantes, segundo a diretora da escola, Paula Cristina Langbecker. Foi para incentivar o gosto pelo xadrez que a diretora e a professora de educação física Nereida Fagundes Domingues criaram e instalaram o super tabuleiro durante as férias.

          Nessa escola, 100 dos 293 alunos estão na educação integral e 85% deles são residentes no bairro Cristo Rei, cortado por rios e frequentemente castigado por enchentes. Segundo a diretora, dada a carência da população desse bairro, a maioria recebe recursos do programa Bolsa Família e são prioritários na definição dos atendidos pelo programa Mais Educação.

        Escolha – O alto índice de reprovação em matemática foi o fator determinante para que o jogo de xadrez entrasse na escola. Foi nas aulas de educação física da professora Nereida Domingues que a experiência começou. Segundo Paula Langbecker, a partir da iniciativa de Nereida e dos resultados obtidos, a escola desenvolveu uma metodologia para uso do xadrez na alfabetização matemática e no letramento, que está sendo aplicada desde 2009. Hoje, o jogo está no currículo da escola.

          Para atender os 293 alunos, o Bairro Carvalho tem 20 tabuleiros de tamanho oficial, nas salas de aula, além do jogo digital nos computadores da escola. Os ganhos foram observados na melhora do raciocínio, da concentração e da atenção dos estudantes em todas as disciplinas, diz a diretora.

          Além do xadrez, os alunos da educação integral terão neste ano aulas de letramento e matemática e oficinas de jornal, horta e futsal. A escola também precisa contratar um monitor para ampliar a oferta do xadrez. O início das atividades da educação integral, porém, depende da chegada de uma merendeira, prometida pela secretaria estadual de Educação. A escola tem duas merendeiras que atendem os 293 alunos nos dois turnos, mas para a educação integral precisa de mais uma, explica a diretora.

         Paula Langbecker tem licenciatura em educação artística, trabalha na Escola Bairro Carvalho há 11,5 anos, sendo quatro anos na direção. Todos os professores dos anos finais do ensino fundamental têm licenciatura, e dos anos iniciais, magistério de nível médio.

       Adesão – Neste ano, a educação integral será oferecida a estudantes de 30 mil escolas públicas do ensino fundamental urbanas e do campo, das 27 unidades da Federação. Para alcançar essa cifra, o Ministério da Educação conta com as 14,9 mil unidades que já estavam no programa em 2011 e com a adesão de 15 mil novas escolas.

        De acordo com a diretora de currículos e educação integral da Secretaria de Educação Básica do MEC, Jaqueline Moll, como a adesão das escolas ao programa é voluntária, o ministério pré-selecionou 28,4 mil unidades e espera ter a adesão de, pelo menos, 10 mil escolas urbanas e 5 mil do campo. O objetivo é ter no Mais Educação 30 mil escolas e subir dos 2,8 milhões de estudantes para 5 milhões. O investimento do governo federal nesse conjunto de escolas será de R$ 1,4 bilhão em 2012.

       Dados da diretoria de currículos e educação integral coletados até está quarta-feira, 21, mostram que ainda estão disponíveis 4,2 mil vagas para escolas urbanas e do campo. O prazo de adesão foi ampliado para até 15 de abril. As escolas pré-selecionadas devem informar o número de alunos a serem atendidos, as atividades que vão desenvolver, o número de monitores que serão necessários, entre outros dados.

     Serviço - Os diretores e coordenadores que tiverem dúvidas ou dificuldades para preencher as informações no Sistema de Informações Integradas de Planejamento, Orçamento e Finanças do MEC (Simec) podem pedir esclarecimentos pelos telefones (61) 2022-9175, 2022-9176, 2022-9174, 2022-9184, 2022-9211, 2022-9212 e 2022-9181, ou por correioEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. eletrônico.
Fonte: MEC

terça-feira, 20 de março de 2012

Programa implementará educação do campo e atenderá 76 mil escolas

           O Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), lançado na manhã desta terça-feira, 20, vai oferecer apoio técnico e financeiro aos estados, Distrito Federal e municípios para implementação da política de educação do campo. O lançamento, no Palácio do Planalto, teve a participação da presidenta da República, Dilma Rousseff, e do ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

           Para a presidenta, o papel do Pronacampo é assegurar oportunidades para a população do campo. “Nós estamos apostando que uma nova geração vai se beneficiar de tudo que fazemos nesta, mudando a feição do campo brasileiro e garantindo que ele será um lugar digno e de qualidade para se morar e se criar os filhos”, afirmou Dilma.

            De acordo com o ministro, o Brasil é um grande produtor de alimentos, mas tem uma dívida com as populações camponesas. “Nós temos, aproximadamente, 30 milhões de pessoas que vivem no campo, o Brasil é a segunda maior agricultura do mundo, produz 300 bilhões de dólares e exporta quase 95 bilhões de dólares, no entanto nós não temos uma política específica de educação para a população que vive no campo brasileiro”, disse Mercadante.

           No Brasil existem 76 mil escolas rurais, com mais de 6,2 milhões de matrículas e 342 mil professores. O Pronacampo vai estabelecer um conjunto de ações articuladas que atenderá escolas do campo e quilombolas em quatro eixos: gestão e práticas pedagógicas, formação de professores, educação de jovens e adultos e educação profissional e tecnológica.

           Entre as ações previstas no programa estão o fortalecimento da escola do campo e quilombola, que já em 2013 receberá material pedagógico adequado às especificidades da vida do campo. Por meio do programa Mais Educação, 10 mil escolas do campo passaram a oferecer educação integral.

       Professores
– Serão oferecidos cursos de licenciatura para formação de professores e cursos de aperfeiçoamento. Na área rural, 46,8% dos professores não tem licenciatura. Serão estabelecidos 200 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) para auxiliar na formação desses professores.

         O programa prevê a oferta de 180 mil vagas pelo Pronatec Campo (parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, Pronatec) para formação tecnológica de jovens e trabalhadores do campo, a construção de 3 mil novas escolas e investimentos em infraestrutura.

         Durante a cerimônia, Dilma Rousseff assinou medida provisória que inclui as escolas dos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFAS) no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Também foi encaminhado ao Legislativo projeto de lei que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), estabelecendo medidas referentes ao fechamento das escolas do campo e exigindo que sejam ouvidos os conselhos estaduais e municipais de educação.

Fonte: MEC

ABERTAS AS INSCRIÇÕES DO PROGRAMA GESTAR II PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II

O Gestar II é um programa de formação continuada, semipresencial, destinada a professores das séries/anos finais do Ensino Fundamental, nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática. Esse Programa está sendo reiniciado pelo MEC, em parceria com as Secretarias de Educação Estadual e Municipal, no ano de 2012, com previsão de realização para o 2º semestre, tendo uma carga horária total de 300h, (120 presencial e 180 à distancia).

Ressaltamos a importância do curso na formação continuada de professores, cujo foco é a atualização dos saberes profissionais, com vistas a enriquecer as práticas de sala de aula e, consequentemente, elevar as competências linguística e matemática de professores e alunos.  
Para participar do Gestar II, cada escola de cada município ou da rede estadual deverá acessar ao Sistema PDE Escola Interativo (http://pdeescola.mec.gov.br/), na aba formação, indicando os professores participantes do curso, ainda no mês de março do corrente ano.
       As escolas e professores interessados ficam responsáveis pela inscrição on-line, a URE de São João dos Patos apóia a participação dos interessados no evento com vistas à melhoria da qualidade do ensino.

CHAMADA PÚBLICA PARA COMPRA DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR

        Aberta a chamada pública Nº 001/2012 para a compra de Gêneros Alimentícios advindosda agricultura familiar, destinados à alimentação escolar.
       O técnico da URE responsável por tal ação é o contador José Murilo Assunção.
      Verifique a chamada pública em: http://www.educacao.ma.gov.br/exibirnoticia.aspx?id=3214

quarta-feira, 14 de março de 2012

MUDANÇAS NAS DATAS DO SIMULADO: 26 de abril será nova data.

        Caros gestores, professores e alunos, atendendo à informações diretamente da coordenação geral do Simulado, viemos informar que:         
             Tendo em vista os problemas referentes à contratação da empresa, que fará a impressão do material do Simulado, bem como as dificuldades das escolas em inscrever seus alunos por falta de documentação exigida para efetivação das inscrições, informamos a todos que a nova data do   Simulado será  26 de abril do ano em curso. Em virtude do adiamento do Simulado, o encerramento das inscrições foi prorrogado para as 23h do dia 30/03/2012. Com essa prorrogação, espera-se que os alunos ganhem mais tempo na aquisição da documentação necessária para inscrição no Simulado.
    Aproveitamos, para reafirmar a necessidade dos documentos exigidos na inscrição. Esse simulado consiste também em estimular os alunos a adquirirem seus documentos, pois os mesmos são essenciais para inscrição no ENEM, concursos dentre outras situações.
    Outra decisão foi permitir, nesse simulado, a participação dos alunos da 2ª etapa da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
     Qualquer dúvida, entrar em contato com a nossa regional.
     As inscrições poderão ser realizadas ao lado em links úteis

Confirmada a 2ª reunião de gestores escolares de 2012

        
         A Unidade Regional de Educação de São João dos Patos realizará neste dia 16/03/2012, a partir das 8:00h, no auditório do Hotel Estrela D`alva, a segunda reunião de gestores escolares e Secretários Municipais de Educação dos 16 municípios que compõem a URE. Na oportunidade serão discutidos temas como o Simulado para o ENEM 2012, PROEMI, avanços e desafios para o ano letivo, programas como ACELERASE LIGA e ALFA & BETO, dentre outros temas.
        Cada gestor deverá apresentar quadro com número de matriculados por série, observando a idade adequada para os alunos que estudam no turno noturno e a quantidade máxima de alunos por turma.
       
Local: Hotel Estrela D´alva
Endereço: Rua Floriano Peixoto S/N
Horário: 8:00 h às 12:00 h e das 14:00h às 18:00h

terça-feira, 13 de março de 2012

Discutida nova proposta organizacional da SEDUC

           Com o objetivo de socializar e apresentar sugestões para implantação de uma nova proposta organizacional para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), técnicos e gestores do órgão se reuniram, nesta segunda-feira (12), no auditório do Sesc, no Olho d’Água. A ação faz parte do projeto de cooperação técnica firmado entre Governo do Estado, Ministério da Educação (MEC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
           O projeto de cooperação técnica tem como foco 20 ações para melhoria da realidade educacional do estado. Nesta ação, a proposta consiste em trabalhar a estrutura organizacional da Seduc desde o desenho do organograma até a implementação de funções e papéis no âmbito da rede educacional.
        “A educação deve ter a função social de dar respostas com mais eficiência à sociedade. Cada estrutura tem um papel diferenciado a cumprir e, juntas, possibilitam a oferta de uma educação de qualidade”, enfatizou o secretário de Estado de Educação, João Bernardo Bringel.
       Durante a reunião técnica, as equipes apresentaram ao secretário de Educação o resultado dos trabalhos realizados pelos grupos participantes do projeto com o Pnud.  As colaborações feitas nesse encontro serão avaliadas para posterior finalização das ações, o que deve ocorrer até o fim deste mês.
        Para Maria Bandeira de Melo Silva, da equipe de coordenação gerencial do projeto, o momento é de agregar opiniões e sugestões. “Estamos empenhados na etapa de colher sugestões e novas idéias que contribuam para a mudança do processo de educação”, afirmou.
       Segundo Fernando Mitoso, gestor da Unidade Regional de Educação (URE) de Pinheiro, a reestruturação da rede estadual é um momento muito importante. “Esse é um momento extremamente importante que visa reestruturação de toda a rede estadual de ensino e já tem ações em prática, como a cooperação mútua entre estado e municípios”, destacou.
      Após sua discussão e finalização, a nova proposta de estrutura organizacional da Seduc será apresentada à governadora Roseana Sarney.

sexta-feira, 9 de março de 2012

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O SIMULADO ENEM

      Já se encontram abertas as inscrições para o simulado enem. Os coordenadores escolares devem fazer uma campanha e sua escola para inscrever pelo menos 95% dos alunos matriculados no 2º ano de suas escolas.
     Gostariamos de lembrar que para os que não possuem CPF, este pode ser feito nas agências dos correios mais próxima.
      Informações no site da receita federal.


quarta-feira, 7 de março de 2012

PARABÉNS AOS NOVOS NOMEADOS E SEJAM BEM VINDOS À REDE!



CIDADE
NOME
ÁREA
BARÃO DE GRAJAÚ
RAFAEL COSTA DE OLIVEIRA
MATEMÁTICA
COLINAS
ADAIAS SARAIVA DE CARVALHO
FILOSOFIA
MARIA JOSE SOUZA ALENCAR DA COSTA
GEOGRAFIA
SHELIDA ILANA OLIVEIRA ROSA
LINGUA PORTUGUESA
JEMARA MARIA DA SILVA
FLAVIO DE MELO SOUSA
MATEMÁTICA
MARCEANE GOMES DA SILVA
ALCILEIA GALVAO GOMES
NIVEA MARIA MORAIS DE ARAUJO
HISTÓRIA
MIRADOR
ANTONIO CARLOS CARVALHO VARAO
GEOGRAFIA
IZETE CAVALCANTE COSTA DE SOUZA
ROZILDA NUNES DUARTE
HISTÓRIA
PARAIBANO
ANTONIO CARLOS REIS COELHO
GEOGRAFIA
SABRINA SILVA DE SOUZA
BIOLOGIA
PASTOS BONS
MARCELA KAROLINY GONCALVES
LINGUA PORTUGUESA
LARJARA MARTINS DE OLIVEIRA
MATEMÁTICA
SUCUPIRA DO NORTE
SEBASTIÃO AMAURY CARNEIRO PEREIRA
GEOGRAFIA
SÃO JOÃO DOS PATOS
MARCELO FRANCO DE SA
FILOSOFIA
RAIMUNDO NONATO MESSIAS RIBEIRO